Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Crédito difícil

Recuperação de pasto é um dos maiores entraves para crescimento de pequenos criadores

20 Mai 2014 - 08:27

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Recuperação de pasto é um dos maiores entraves para crescimento de pequenos criadores
Há muito o setor da pecuária vem cobrando do poder público melhorias no acesso a créditos e benefícios. A recuperação de pastagens é um problema em toda a atividade e, se já é sentida pelos grandes, pelos pequenos então o efeito é mais presente.

Iara Montagner e Antônio Luiz Montagner têm uma propriedade de 23 hectares em Santo Antônio da Fartura, região de Campo Verde, onde criam gado leiteiro para produção de leite e derivados no pequeno laticínio montado no local.

Leia também:
"Deixamos de lado questões ideológicas e buscamos a prática", afirma Geller sobre liberação de defensivos químicos
Setor produtivo declara que novo Plano Safra atende as demandas

Segundo Iara, apesar de tudo que produzem ser vendido com sucesso, o negócio só não se desenvolve mais porque o pasto no local está degradado e eles ainda não conseguiram recursos para a recuperação. Eles são exemplo do que acontece com muitos outros pequenos podutores na região.

A alimentação do gado precisa ser suplementada e a silagem entra como mais um peso nos custos mensais da propriedade.

Eles já foram a instituições financeiras para tentar crédito, mas, em meio a tanta burocracia, acabam perdendo a oportunidade por falta de um documento ou de outro.

“Crédito até tem, o mais difícil é conseguir chegar até ele”, pontua Iara, que não perdeu o pique e espera esse ano conseguir apresentar toda a documentação requerida e acessar os recursos.

Ela espera que, com os pastos recuperados, será possível cortar dos custos da suplementação alimentar e investir em benfeitorias para a propriedade e o laticínio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet