Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

QUEDA

Retenção de fêmeas faz abates de bovinos reduzirem 14,1% no 3º trimestre em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Internet

Retenção de fêmeas faz abates de bovinos reduzirem 14,1% no 3º trimestre em Mato Grosso
Mato Grosso registrou no 3º trimestre de 2014 um recuo de 14,1% nos abates de bovinos em comparação ao volume verificado no período em 2013. A retenção de fêmeas é um dos principais pontos, além do atraso das chuvas que levou os pecuaristas a segurarem os animais para engorda no cocho.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos, Mato Grosso lidera o ranking de abates de bovinos mesmo com a queda no volume de animais terminados levados para os frigoríficos. Entre julho e setembro o estado abateu pouco mais 1,327 milhão de cabeças de gado, volume inferior as cerca de 1,544 milhão de cabeças na época em 2013. Em termos de volume de carcaças houve redução de 13,9%.

A queda nos abates é verificada no Brasil também de 4,5%, atingindo aproximadamente 8,456 milhões de cabeças abatidas. O segundo estado que mais abate é o Mato Grosso do Sul que apresentou recuo de 10,2% em relação ao ano passo no 3º trimestre, conforme o IBGE.

Leia mais
Japão sinaliza voltar a comprar carne bovina brasileira
Churrasco está cerca de 3,39% mais caro em Mato Grosso somente com a carne

A redução dos abates de fêmeas é o principal motivo para o resultado constatado na pesquisa, afirma a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu Boletim Semanal da Bovinocultura, muitos produtores seguraram os animais para engorda no cocho com o atraso das chuvas e com o "estabelecimento das precipitações, acelerou-se a retirada desses animais confinados nestas últimas semanas. Essa entrega recente possibilitou aos frigoríficos completarem suas escalas de abate, segurando portanto a elevação no nível de preço da arroba nos patamares atuais".

Suínos e aves

Mato Grosso, revela a pesquisa do IBGE, apresentou decréscimo também nos abates de suínos, entretanto "pequeno". O levantamento aponta 0,4% de queda, de 496.173 cabeças para 493.990 cabeças. Em compensação em termos de peso das carcaças houve alta de 6,8%.

Na avicultura também houve diminuição de abates de frangos. O IBGE relata um desempenho de 9,1% inferior ao ano passado no 3º trimestre, caindo de 64,707 milhões de cabeças para 58,807 milhões de cabeças de frango.

Leite e ovos

Ao contrário dos demais segmentos da pecuária, a produção de leite em Mato Grosso apresentou alta de 3,6% saltando de 130,08 milhões de litros para 134,73 milhões de litros.

A produção de ovos também apresentou crescimento saltando de 42,2 milhões de dúzias de ovos para 42,8 milhões de dúzias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet