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Domingo, 05 de maio de 2024

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na quinta-feira

Rodovias podem ser bloqueadas em Mato Grosso caso tabela do frete não seja regulamentada; veja fotos

Foto: Do Internauta

Caminhoneiros e empresários do ramo de transporte de cargas em Lucas do Rio Verde já se mobilizam para uma possível paralisação a partir desta quinta-feira

Caminhoneiros e empresários do ramo de transporte de cargas em Lucas do Rio Verde já se mobilizam para uma possível paralisação a partir desta quinta-feira

Os caminhoneiros em Mato Grosso já se preparam para bloquear as rodovias federais do Estado caso o governo federal não regulamente a Tabela de Frete Mínimo nesta quarta-feira (22) como prometido em reunião no dia 26 de março. Até o momento já confirmaram que haverá pista trancada Diamantino, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, podendo se estender por toda a BR-163 até a divisa com o Pará, além das BR-364 e BR-070. Se confirmado que o governo federal não irá regulamentar a tabela os bloqueios terão início às 00h desta quinta-feira (23).

A reunião nesta quarta-feira está agendada para as 14h (horário de Brasília) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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Segundo os caminhoneiros, caso o governo federal revela na reunião que não irá regulamentar a Tabela de Frete Mínimo, as rodovias em Mato Grosso serão liberadas apenas para carros de passeio, ônibus e ambulâncias.

Há cerca de um mês os caminhoneiros em Mato Grosso e empresários do setor de transporte de cargas veem alertando a sociedade mato-grossense, incluindo política, quanto à possibilidade de voltarem entrar em greve. Em diversos municípios faixas foram colocadas em frente a postos de combustíveis, trevos, entradas e saídas de cidades e em transportadoras. Além disso, adesivos foram pregados em caminhões, carros e transportadoras e panfletos entregues.

De acordo com o representante dos caminhoneiros de Mato Grosso, Gilson Baitaca, a Tabela de Frete Mínimo foi feita com base em todos os itens que formam o frete. Ele comenta que para a elaboração da tabela se foi trabalhado com o “frete lotação”, uma vez que cada Estado possui frete ‘diferenciado’ em decorrência de itens como o óleo diesel, visto que cada unidade federativa possui uma incidência do ICMS. O frete lotação é o caminhão com capacidade total de carga, explica Baitaca.
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