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Segunda-feira, 29 de abril de 2024

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Rota do Oeste acompanhará translado de rotor para medições e adequações da BR-163

Foto: Rota do Oeste/Odebrecht TransPort

Rota do Oeste acompanhará translado de rotor para medições e adequações da BR-163
O segundo rotor da Usina Hidrelétrica de Teles Pires chega a Cuiabá no próximo dia 17. Ao chegar à Capital mato-grossense a peça estará entrando na BR-163, rodovia federal hoje considerada em estado "crítico" pelo setor do transporte e produção. A previsão é que o rotor leve 12 dias para percorrer a BR-163, o que significará transtornos para os motoristas e possibilidade de análise do que necessita ser feito pela concessionária Rota do Oeste, que já realiza obras de limpeza para a duplicação da referida rodovia, bem como recuperação do asfalto por onde o equipamento passou.

O rotor saiu de Cáceres nesta segunda-feira (14) e as estimativas é que o transporte até Paranaíta, aonde a usina é construída, leve cerca de 30 dias. A primeira peça, entregue em 8 de junho, levou 25 dias para percorrer todo este trecho. Outras três peças serão entregues em 2014, ainda, na Usina Hidrelétrica de Teles Pires.

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De acordo com o diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, uma equipe da concessionária dará apoio de tráfego no transporte do rotor, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal. Além disso, uma consultoria técnica estará junto para realizar a instrumentalização de cinco obras (pontes e viadutos), ou seja, a concessionária irá mensurar o impacto que uma peça como o rotor, através de seu peso, pode impactar em uma rodovia, como a BR-163. “

Profissionais, por meio de equipamentos, medem a movimentação do concreto devido ao deslocamento de peso. Caso haja impacto na estrutura serão feitos imediatamente os reparos necessários”, salienta o diretor da Rota do Oeste.

Além da concessionária, vencedora da concessão da BR-163, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) acompanha o transporte do rotor. A entidade desde a primeira peça acompanha de perto o transporte, tendo-se em vista o impacto que causa no escoamento da produção agropecuária e industrial do Estado.

O rotor pesa 290 toneladas e possui 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro. Todo o conjunto (peça e caminhão) pesa 626 toneladas trafegando pelas rodovias federais BR-070 e BR-163 e estadual (MT-320) de Mato Grosso. O caminhão trafegará em uma velocidade média de 15 km/h e será novamente escoltado pela Polícia Rodoviária Federal e fará as paradas obrigatórias a cada 30 km percorridos para desafogar o trânsito.
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