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Domingo, 28 de abril de 2024

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BR-163

Rota do Oeste conclui primeiro trecho de duplicação e anuncia mais dois em Mato Grosso; fotos

Foto: Rota do Oeste/Odebrecht TransPort

Rota do Oeste conclui primeiro trecho de duplicação e anuncia mais dois em Mato Grosso; fotos
A duplicação de 22,7 quilômetros da BR-163 entre Rondonópolis e o Terminal de Cargas da ALL (América Latina Logística) foi entregue nesta terça-feira (28) pela Concessionária Rota do Oeste. Este foi o primeiro trecho de duplicação entregue em meio aos 450 quilômetros de obras de competência da concessionária. Com o termino do trecho, outras duas frentes de duplicação foram iniciadas em direção à divisa com o Mato Grosso do Sul.

A duplicação entre Rondonópolis e o Terminal de Cargas da ALL foi realizado em 10 meses, em uma parceria da Rota do Oeste e a construtora Odebrecht Infraestrutura. Segundo a Concessionária, pertencente à Odebrecht TransPort, resta apenas finalizar a fase de acabamento e sinalização do trecho e ser entregue oficialmente para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que deverá ser feita nas próximas semanas para que possa-se dar início a recuperação da pista “antiga”.

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A Rota do Oeste é detentora da concessão de 850 quilômetros das BRs163/364/070, que vai da divisa de Mato Grosso com o Mato Grosso do Sul até o município de Sinop. Destes 450 quilômetros são de competência da concessionária para duplicar e realizar obras de infraestrutura necessárias. Os demais 400 quilômetros de duplicação estão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“São 22,7 km de um total de 450 km que vão mudar a realidade de quem vive e trabalha neste Estado. Mais do que redução de custos e competitividade para o agronegócio, estamos falando de vidas que serão preservadas”, destaca o diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins.

Conforme o diretor-executivo do Movimento Pró-logística, Edeon Vaz, pelo trecho duplicado passa praticamente toda a produção mato-grossense com destino aos portos das regiões Sul e Sudeste do Brasil. São 13 milhões de toneladas por ano em um local de pista simples. Não era raro ver as carretas em fila pelo acostamento, provocando congestionamentos e colocando em risco a vida das pessoas”.

Novas frentes de obras

De acordo com a concessionária Rota do Oeste, as obras de duplicação sentido a divisa com o Mato Grosso do Sul já iniciaram e a expectativa é entregar o novo trecho no primeiro semestre de 2016. “Estamos concentrando nossos esforços e recursos para finalizar o trecho sul. O cronograma está no prazo e seguiremos para a região norte no primeiro semestre de 2016, após concluirmos essa etapa”, salienta Paulo Lins.

As duas novas frentes seguirão em sentidos opostos da rodovia: do km 54,9 até o km 94,9, no terminal de cargas da ALL; e do km 54,9 até o km 0, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
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