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Sábado, 11 de maio de 2024

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Rota do Oeste recupera 450 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso em um ano

Foto: Rota do Oeste/Odebrecht TransPort

Rota do Oeste recupera 450 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso em um ano
A Rota do Oeste já recuperou os 453,6 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso sob a sua responsabilidade. As obras de recuperação emergencial tiveram início há um ano no Estado. Somente na Rodovia dos Imigrantes (BR-070) foram 28 quilômetros. Até abril concessionária deve concluir duplicação de 22,7 quilômetros entre Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL e iniciar trabalhos de duplicação em outros 51 quilômetros.


As obras tiveram início logo após a assinatura do contrato de concessão firmado junto a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Durante estes 12 meses foram feitas melhorias no pavimento, recuperação e instalação de sinalização, limpeza e da construção de cercas protetoras, de acordo com a concessionária Rota do Oeste, pertencente à Odebrecht TransPort.

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Segundo a Rota do Oeste, a recuperação emergencial faz parte das obrigações previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) acordado com a ANTT.

“Trata-se de um dos maiores desafios vencidos pela Concessionária desde o início dos trabalhos, uma vez que tínhamos contratualmente 12 meses para a execução”, pontua o diretor geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins.

Quando do início das obras de recuperação a Rota do Oeste elencou três pontos do trecho de concessão, cujas obras estão sob sua responsabilidade, como os mais críticos e prioritários. Na visão da Rota do Oeste o trecho da Rodovia dos Imigrantes era o mais “desafiador” no ponto de vista operacional, enquanto o trecho que compreende do Posto Gil até Nova Mutum o mais “crítico”, visto a deterioração do pavimento.

Em média pela BR-163 trafegam 70 mil veículos por dia, sendo68% veículos de carga.

A Rota do Oeste reforça que o trecho de aproximadamente 400 quilômetros entre Rondonópolis até Diamantino, no Posto Gil, é de responsabilidade dos mesmos serviços é do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes), com a exceção da Rodovia dos Imigrantes.

Conforme a concessionária, com a conclusão da restauração da BR-163, bem como da sinalização, os trabalhos terão a atenção voltada "para a recuperação profunda do pavimento desta mesma pista e também prossegue com os trabalhos da frente de duplicação no sul do Estado".

A previsão é que até o final de abril sejam entregues os primeiros 22,7 quilômetros de pista duplicada entre Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL. A Rota do Oeste deverá ainda em 2015 duplicar mais 51 quilômetros, totalizando cerca de 73 quilômetros.

“Vamos levar nosso aprendizado e boas práticas da duplicação e recuperação emergencial das pistas existentes para esta nova frente. Nosso time conduzirá a duplicação entre o km 0, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e o km 117, já em Rondonópolis”, frisa diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Danilo Ribeiro.
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