Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

REUNIÕES

Rússia já foi informada sobre caso do Mal da Vaca Louca em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Rússia já foi informada sobre caso do Mal da Vaca Louca em Mato Grosso
O governo brasileiro já informou a Rússia sobre o caso do caso isolado da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecido como Mal da Vaca Louca, em Mato Grosso. Nota emitida no site do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), em 6 de maio, revela ainda que reuniões serão realizadas entre os dois países.


Leia também
Inquérito civil é instaurado para apurar "Mal da Vaca Louca" em Mato Grosso
Vaca Louca leva Peru suspender por 180 dias a importação de carne do Brasil

Segundo a nota, as reuniões bilaterais entre os dois países devem ocorrer durante a Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que será realizada ao final de maio em Paris, na França.

Outro lado

Procurada pelo Agro Olhar a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelou desconhecer a pauta da reunião em maio em Paris e informou que os encontros são rotina na Secretaria de Defesa Animal.

Embargos

Em junho de 2011 a Rússia embargou cerca de 22 frigoríficos de Mato-grossenses, sendo 17 de bovinos, três de suínos e dois de aves. No Brasil na época foram em torno de 100 estabelecimentos. Até o momento ao menos dois frigoríficos de bovinos do Estado foram liberados a importar carne.

Confira nota do site Rosselkhoznadzor:

"Lado brasileiro entregou para explorar hábil investigação materiais Rosselkhoznadzor caso epizoótica identificar o animal com atípico encefalopatia espongiforme bovina em bovinos. Além disso, as partes discutiram uma série de questões relacionadas com a visita de trabalho ao Brasil assistente Rosselkhoznadzor Alexei Alexeenko concordaram com a realização de reuniões russo-brasileira bilateral à margem da Sessão Geral da OIE, que será realizada no final de maio, em Paris, e concordou com a necessidade de reforçar a cooperação na esfera agro-industrial no contexto da cooperação no âmbito do BRICS."

Para ver a nota no site do Rosselkhoznadzor clique aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet