Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

TRANSPORTE AÉREO

Sema entrega licença ambiental para ampliar aeroporto de Sinop

A estimativa é que o aeroporto sinopense receba até R$ 108 milhões em investimentos nesta etapa. O projeto contempla a construção do novo terminal de passageiros com 4 mil m², a ampliação da pista, passando dos atuais 1.627 metros de comprimento para 2.500, e de 30 para 45 metros de largura.

Foto: Imagem ilustrativa

Reestruturação vai melhorar o 'tímido' terminal de embarque e desembarque, ampliando para 4 mil m²

Reestruturação vai melhorar o 'tímido' terminal de embarque e desembarque, ampliando para 4 mil m²

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) entregou, à Prefeitura de Sinop, nesta segunda-feira de manhã, a Licença Prévia Ambiental autorizando a reestruturação e modernização do Aeroporto Municipal João Batista Figueiredo. O documento foi repassado ao secretário de Finanças, Teodoro Lopes, o “Doia”, que representou o município na cerimônia realizada na sede do Poder Executivo.

A licença completa a documentação necessária para que a obra seja licitada e iniciada. Conforme Doia, a Sema foi extremamente célere no despacho técnico que teve anuência do Consema, a qual dispensou o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Consema dispensa EIA-Rima para ampliação do aeroporto de Sinop
Região Norte de Mato Grosso passa a ter voo noturno para Brasília

O documento será enviado para o Banco do Brasil, que acompanhará as obras inclusas no “PAC Aeroportos”, do governo federal. A estimativa é que o aeroporto sinopense receba até R$ 108 milhões em investimentos nesta etapa. O projeto contempla a construção do novo terminal de passageiros com 4 mil m², a ampliação da pista, passando dos atuais 1.627 metros de comprimento para 2.500, e de 30 para 45 metros de largura.

Com os recursos também será feita a torre de controle, a instalação de equipamentos de navegação, melhoramento do setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, e construção do terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro. Os prazos ainda não foram definidos.

A ampliação do aeroporto de Sinop é esperada principalmente pelo setor empresarial da região Norte de Mato Grosso. Diariamente são quatro voos comerciais e a atual estrutura de embarque e desembarque não comporta aumento na demanda. Além disso, a falta de equipamentos para proporcionar pousos por instrumentos também impede que aviões de grande porte desçam em Sinop em dias com muitas nuvens e chuva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet