Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

um alívio

Senado aprova MP 661 que prevê refinanciamento de caminhões

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senado aprova MP 661 que prevê refinanciamento de caminhões
O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 661/2014 que prevê o refinanciamento parcial das dívidas feitas por caminhoneiros e empresas para a compra de caminhões em até 12 meses. A medida foi aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/2015 e segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. O refinanciamento era uma das demandas dos caminhoneiros à primeira vez que entraram em greve neste ano.

A aprovação no Senado da MP 661/2014 ocorre 22 dias após a Câmara Federal ter acatado a mesma.

Leia mais:
Blairo Maggi cobra do BNDES o cumprimento da MP dos caminhoneiros
Comissão na Câmara Federal aprova MP 661 que contempla refinanciamento de caminhões

Apesar de ser considerada uma “conquista” os caminhoneiros destacam que as duas principais reivindicações não foram consentidas pelo governo federal: Tabela de Preço Mínimo de Frete e redução do preço do óleo diesel.

O texto aprovado destaca que o refinanciamento é restrito para compras e arrendamentos realizados por autônomos, microempreendedores individuais e microempresas do transporte de carga que tenham renda anual de até R$ 2,4 milhões.

A reivindicação dos caminhoneiros no que diz respeito ao refinanciamento era de 12 meses para pagamento das parcelas de financiamento para cada conjunto (caminhões, carretas e semirreboques), até o limite de três conjuntos, independentes da modalidade contratada para Transportadores Autônomos de Cargas (TAC) e Empresas de Transporte de Cargas (ETC).

O texto da MP 661/2014 ainda traz para aqueles que registram renda anual superior aos R$ 2,4 milhões o refinanciamento das parcelas a ser realizado pelas mesmas regras, contudo não terá direito a subvenção de juros (taxas menores).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet