Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política

EM BRASÍLIA

Senado e Câmara dos Deputados criam comissões para acompanhar negociações com o setor do transporte

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Senado e Câmara dos Deputados criam comissões para acompanhar negociações com o setor do transporte
O Senado e a Câmara dos Deputados devem criar comissões para acompanhar as negociações entre o setor do transporte de cargas, caminhoneiros e governo federal. No Senado um dos interlocutores da comissão será o senador Blairo Maggi (PR-MT), juntamente com senadores do Mato Grosso do Sul, Goiás e Piauí. Na Câmara dos Deputados a criação de uma comissão foi sugerida na quarta-feira (25) pelo deputado mato-grossense Valtenir Pereira (PROS-MT).

Na quarta-feira (25) o senador Blairo Maggi anunciou no plenário a criação de uma comissão para acompanhar as próximas fases das negociações. A comissão no Senado conta com a participação de Blairo Maggi e dos senadores Waldemir Moka (PMDB/MS), Lúcia Vânia (PSDB/GO) e Elmano Férrer (PTB/PI).

Leia mais:
Governo federal propõe congelar preço do óleo diesel por seis meses
Justiça em Mato Grosso determina desbloqueio de rodovias sob multa de R$ 1 mil por dia

“Em Mato Grosso conversei com as lideranças e há o compromisso de liberar o bloqueio. Em Goiás, a senadora Lucia Vânia comunicou que também há esse entendimento. Além do senador Moka, em Mato Grosso do Sul. Sugiro que todos os senadores liguem para seus estados e digam das condições que conseguimos anunciar nesse momento e possamos colocar o Brasil para funcionar daqui pra frente. Nosso almoço de domingo está na carroceria de um caminhão.”, declara Blairo Maggi.

A paralisação dos caminhoneiros e empresários do transporte já atinge cerca de 13 Estados. Assim como no Senado, uma comissão deverá ser criada na Câmara dos Deputados para tratar do assunto. A sugestão foi do deputado federal Valtenir Pereira. Segundo o deputado mato-grossense, comissão deverá ser criada com urgência para acompanhar as negociações.

“Em Mato Grosso, várias cidades estão a beira de um colapso. Os combustíveis nos postos acabaram hoje. O estoque de gás de cozinha está no fim. Os supermercados estão desabastecidos. Os frigoríficos estão com as portas fechadas. As aves estão morrendo nas granjas. Diante de tamanha tensão, há que haver bom senso das partes. Os governos, federal e estadual, devem sentar-se à mesa com os caminhoneiros para buscar uma solução consensuada para o problema. Por parte da Câmara, sugiro a criação urgente de uma comissão de parlamentares para também acompanhar e participar das negociações”, declara Valtenir Pereira.

Em discurso no plenário da Câmara Federal, Valtenir Pereira cobrou do governo federal maleabilidade nas negociações. “O momento não é de enfrentamento. É de diálogo. A solução está na mesa de negociações, jamais no radicalismo das ações, quer dos governos quer dos caminhoneiros. O governo há que entender que existem limites que não poderão ser ultrapassados, ainda que a ortodoxia da equipe econômica exija medidas duras, como aumentar impostos e cortar despesas”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet