Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política

direito de propriedade

Setor rural comemora criação da Comissão Especial da PEC 215 sobre terra indígena no Congresso

Foto: Carolynne Péres - FPA

Mobilização de produtores rurais na Câmara Federal pelo fim das demarcações de terras indígenas

Mobilização de produtores rurais na Câmara Federal pelo fim das demarcações de terras indígenas

Se 2012 ficou lembrado pelos acalorados debates sobre temas ambientais e suas implicações sobre a atividade rural com a aprovação do Código Florestal (Lei 12.651/2012), 2013 será marcado como o ano dos conflitos entre produtores rurais e comunidades indígenas no país.

Reflexo do julgamento que homologou a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, por parte do Supremo Tribunal Federal, ainda em 2009, nunca o tema do direito de propriedade ameaçado pelo aumento das reservas indígenas foi tão discutido em nível nacional como neste ano de 2013.

Leia mais:
Câmara instala Comissão Especial da PEC 215 e indígenas chamam ruralistas de assassinos
“Intuito da PEC 215 é avançar sobre terra dos índios”, dispara líder da bancada indigenista

A ponto de o Congresso Nacional, a muito custo, ter conseguido, no apagar das luzes, em dezembro, a provar a criação da Comissão Especial da PEC 215, a proposta de emenda constitucional que delega do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre criação de novos territórios.

Ao longo do ano os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) insistiram com a criação do colegiado, que foi uma promessa do presidente da Câmara, Henrique Alves. No entanto, a instalação da comissão foi diversas vezes adiada por determinação do governo.

A criação da Comissão Especial ainda enfrenta resistências de parte da Casa Civil da presidência e de entidades ligadas aos direitos humanos e organizações não governamentais que acusam os ruralistas de tentarem a extinção destes povos tradicionais.

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo chegou a classificar a PEC 215 como um desastre na medida em que, segundo ele, o futuro das comunidades indígenas seria decidido por ruralistas.

Já os ruralistas criticam a própria Funai que, na avaliação do setor rural, não deveria buscar mais terras para os índios, mas, sim, dar condições dignas de saúde e alimentação aos povos. E acusam de omissão o ministro Cardozo diante de conflitos sangrentos entre agricultores e índios.

Produtores rurais de pequeno e médio porte com títulos de posse também levaram ao Congresso relatos de desapropriações e expropriações de suas terras para a criação das reservas. A grande reclamação do setor rural é com possíveis fraudes nos laudos antropológicos usados para respaldar os processos de desapropriação.

Desintrusão da Suiá Missú completa um ano e Kátia Abreu promete reverter processo

A PEC 215 chegou a ser chamada de PEC Homero Pereira em homenagem ao ex-deputado e ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, um dos nomes que mais insistiu para que a proposta fosse discutida e aprovada.

O tema voltará a ser discutido a partir de fevereiro, quando serão definidos cronograma de trabalhos e debates. A presidência do colegiado coube ao deputado Afonso Florence (PT-BA). O relator é o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) ficou como vice-presidente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet