Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

pantanal e amazônia

Sinop, Marabá e Coxim terão audiências públicas para discutir liberação da cana

Sinop, Marabá e Coxim terão audiências públicas para discutir liberação da cana
A Câmara Federal realizará audiências públicas nos municípios de Sinop (MT), Marabá (PA) e Coxim (MS) para discutir o fim do veto presidencial ao plantio de cana de açúcar na Amazônia, Pantanal e no Araguaia.

A pauta está sendo organizada pela Subcomissão Especial para Avaliação do Zoneamento Agroecológico da Cana de Açúcar, presidida pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT). Ainda não há data confirmada.

De acordo com o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), o objetivo é conversar com as autoridades locais para apresentar a importância d plantio de cana de açúcar em áreas antropizadas, áreas de produção agrícola e em áreas onde já há um processo de degradação de pastagens.

Leia mais:
Setor da cana de açúcar pede apoio à FPA para derrubar vetos à MP 615 e permitir associação
Safra de cana tende a crescer menos que a atual em 2014/15

Segundo ele, o setor da cana de açúcar tem sofrido com subsídios concedidos pela Petrobrás à gasolina.

“O debate sobre o fim do veto freou um pouco por causa da crise no setor sucroalcooleiro em razão do subsídio da Petrobrás em cima da gasolina, que tem afetado esse setor, inclusive com o fechamento de várias usinas no Brasil todo. Teremos de retomar esta questão nestas audiências”, frisou.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) em pauta para ser votado um projeto de decreto legislativo (PDV 476/2011) que libera o Alto Paraguai ao plantio de cana.

“O agricultor pode plantar o que quiser menos a cana? Isso é um absurdo! Qual o critério para esse veto? É uma questão de alternativas em áreas consolidadas, onde há outras culturas plantadas, para que seja possível usufruir também do plantio da cana”, questionou Leitão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet