Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

DECISÃO JUDICIAL

Uso do benzoato de amamectina em MT é liberado após intervenção do Mapa

Foto: Reprodução

Uso do benzoato de amamectina em MT é liberado após intervenção do Mapa
A Justiça Federal, em Brasília (DF), acatou na última sexta-feira (13) o pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a liberação do uso de benzoato de amamectina em Mato Grosso. A autorização é do desembargador federal Jirair Aram Meguerian do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Há cerca de um mês e meio o uso de defensivos agrícolas com o produto para o combate da helicoverpa armigera estava proibido no Estado.

No dia 28 de abril o uso da fórmula foi proibido pela Justiça Federal em Mato Grosso, através da juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques, que acatou m pedido do Ministério Público Federal em Mato Grosso. Diante do veto o Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea-MT) teve de recolher os defensivos que continham benzoato nas lojas de produtos agropecuários e nas propriedades rurais.

Leia também
Proibição do uso de benzoato de emamectina pode influenciar o contrabando do produto
Indea inicia o recolhimento de defensivos que contém benzoato de emamectina

“Dependendo do estágio de infestação da praga na lavoura, o benzoato é essencial. Há situações onde é preciso maior controle, quando o uso da substância mostra-se como a melhor alternativa. As ações do Mapa são para assegurar uma produção agrícola forte, mas preocupadas com a saúde pública e o meio ambiente”, declarou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, em nota.

Segundo dados do Indea-MT, aproximadamente 60 produtores importaram cerca de 41 toneladas de benzoato, dos quais 38,8 toneladas foram recolhidos pela entidade antendendo determinação judicial.

Mato Grosso foi reconhecido como Estado em situação de emergência fitossanitária quanto a helicoverpa armigera em novembro de 2013, através da Portaria nº 1.130.


Atualizada às 17h42

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet