Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

início de safra

Com auxílio de pivôs, Mato Grosso semeia 112,4 mil hectares de soja

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Com auxílio de pivôs, Mato Grosso semeia 112,4 mil hectares de soja
Mato Grosso semeou 112,4 mil hectares de soja na primeira semana de plantio do ciclo 2016/2017. A extensão equivale a 1,2% dos 9,368 milhões de hectares destinados à cultura. Grande parte das áreas que já receberam as sementes pertencem a produtores que utilizam pivôs.

Todas as regiões do Estado iniciaram o plantio da soja, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O Oeste mato-grossense é o mais avançado com 2,15% de 1,111 milhão de hectares plantados. Já o Médio-Norte, principal região produtiva, 1,79% de 3,160 milhões de hectares.

Leia mais:
Sem semente de soja para replantio, Aprosoja diz que cautela é necessária em Mato Grosso

O Imea revela ainda 1,1% de 1,960 milhão de hectares no Sudeste mato-grossenses plantados e 1,06% de 697,8 mil hectares no Centro-Sul. Na região Nordeste do Estado foram 0,05% de 1,557 milhão de hectares. Já o Noroeste e Norte 0,30% e 0,10%, respectivamente, na primeira semana de plantio.

“Observa-se que grande parte das áreas semeadas pertencem a produtores, que utilizam pivôs, e também nas áreas convencionais sem irrigação localizadas nas regiões que já possuem índices pluviométricos ideais”, pontua o Imea.

O Instituto observa que ao se comparar com os trabalho na época em 2015 para a safra 2015/2016 há um avanço de 0,65%. As condições climáticas atuais são os principais fatores uma vez que às chuvas nesta época não chegaram ao campo no ano passado.

"Os produtores devem intensificar a semeadura nas próximas semanas visando garantir uma boa janela para as culturas de segunda safra, com as atenções voltadas para as previsões climáticas, a fim de evitarem os problemas ocorridos no início da safra 15/16", estima o Imea.

Ainda de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, os índices pluviométricos registrados nas principais regiões produtoras de soja do Estado vem contribuindo para o andamento dos trabalho.

"A médio-norte, principal região produtora, já apresenta uma previsão de pluviosidade em set/16 superior ante o mesmo período do ano passado e a média dos últimos cinco anos. De maneira oposta, as regiões sudeste e nordeste devem encerrar set/16 com uma pluviosidade inferior ao mesmo período de 2015, sendo que, para a sudeste, espera-se que o mês de out/16 “recupere” a pluviosidade perdida, já para a nordeste, espera-se um novo déficit ante out/15. A situação pluviométrica no oeste e no norte do Estado apresenta significativa melhora se comparada a set/15, quando não se registrou precipitação, prejudicando as localidades. As estimativas para out/16 indicam uma boa perspectiva de chuva, mesmo assim os produtores até o momento seguem cautelosos devido aos problemas apresentados no ano passado”, destaca o Imea.

Até o momento Mato Grosso já comercializou 27,4% das 29,898 milhões de toneladas esperadas para o ciclo 2016/2017. O volume é inferior ao comercializado em setembro do ano passado, quando 40,1% da produção estava travada.

Elaboração: Imea. Fonte: Somar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet