Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

mais de 78%

Impostos altos ameaçam presentes e comemorações do Dia dos Pais

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Impostos altos ameaçam presentes e comemorações do Dia dos Pais
Os altos impostos voltam a ameaçar as datas comemorativas. Desta vez o alvo é o Dia dos Pais, aonde itens como vinhos chegam a ter entre 58,29% (nacional) e 77,78% (importado) de tributos embutidos em seus preços e perfumes com 78,99%. A menor incidência de carga tributária é verificada nos livros com apenas 15,52%.

Levantamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que o percentual mais elevado nos presentes está nos perfumes. No caso do importado de 78,99%. Já no nacional 69,13% do seu valor é destinado aos governos federal, estaduais e municipais.

Leia mais:
Leite e feijão sobem quase 20% em julho e formam nova dupla de vilões da cesta básica

O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que a carga tributária embutida nos presentes costuma ficar na média de 40% do preço final. Além disso, ele destaca que os preços em si dos produtos alusivos à data costumam ficar mais altos, visto a procura por eles ser maior.

Conforme o IBPT, levar o pai para almoçar ou jantar em um restaurante representa a passagem de 32,31% do valor pago aos cofres públicos. Já uma ida ao teatro ou cinema o repasse aos governos de 30,25% em cada ingresso.

Quem optar em presentear com aparelhos eletrônicos verá na conta o repasse de 48,11% de impostos em um barbeador elétrico, 36,80% em um aparelho de som, 44,75% nas calculadoras eletrônicas ou câmeras fotográficas.

O vestuário também não escapa da alta carga tributária. Uma calça jeans conta com 38,53% de impostos, enquanto uma camisa 34,67%, um chinelo 31,09% e um cinto de couro 40,62%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet