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Quinta-feira, 16 de maio de 2024

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DEZEMBRO

Intenção de consumo das famílias em Cuiabá está 39,6% menor frente 2014

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Intenção de consumo das famílias em Cuiabá está 39,6% menor frente 2014
A intenção de consumo das famílias em Cuiabá neste mês de dezembro é de 74,8 pontos, superior aos 71,9 pontos constatados em novembro. Contudo, ao se comparar com o mês em 2014 verifica-se que a situação econômica do país segue a afetar a decisão de ir às compras, uma vez que na época a intenção era de 124 pontos.


Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada pela Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

Apesar da baixa intenção do consumo, 34,5% dos cuiabanos estão mais seguros quanto a situação de seu emprego em relação ao ano passado, enquanto 25% revelaram estar menos seguro. Já 11,6% responderam estar desempregados.

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De acordo com a pesquisa, no que diz respeito à perspectiva profissional do responsável pelo domicílio para 50,8% não há expectativa de melhora profissional nos próximos seis meses, enquanto para 43,2% é positiva.

Renda atual pior

Na opinião de 45,7% dos entrevistados pela pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias a renda em dezembro de 2015 está pior que a verificada no mês em 2014. Já para 30,2% melhorou e 23,8% igual ao ano passado.

O acesso ao crédito ou empréstimos para 51,1% dos entrevistados está mais difícil neste ano em relação ao anterior, porém para 19,5% mais fácil e 20,1% igual ao ano passado.

Consumo

O consumo atual está menor para 61,2%. A situação econômica do Brasil, que está refletindo em Mato Grosso, é o principal motivo para o "freio" nas compras. A pesquisa que 20,1% dos entrevistados responderam, ainda, estar comprando a mesma coisa e 17,8% comprando mais que em 2014.

Conforme o levantamento, para 76% dos cuiabanos este é um péssimo momento para a aquisição de bens duráveis como é o caso de aparelhos de televisão, eletrodomésticos, som, entre outros.
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