Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

AGROBUSINESS

Na Universidade de Columbia, Taques defende inserção de MT no cenário mundial e novos negócios na Ásia

19 Mai 2016 - 09:03

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: GCOM

Na Universidade de Columbia, Taques defende inserção de MT no cenário mundial e novos negócios na Ásia
O governador Pedro Taques (PSDB) foi recebido na última quarta-feira (18) na Universidade de Columbia, em Nova York, para discursar sobre as potencialidades de Mato grosso. Taques cumpre, desde a última terça-feira (17), agenda nos Estados Unidos, o que inclui busca por novos investidores no agronegócio de Mato Grosso, no sentido de contribuir com a economia do país e com a consequente geração de empregos. Ainda, falou em unir o setor agropecuário com outras áreas e potencializar as relações econômicas com o exterior, principalmente com Ásia. “Nosso Estado quer e tem potencial para se conectar com o mundo”, afirmou em discurso.

Leia mais:
Em Nova York, Taques diz que MT tem vocação para o agronegócio e apresenta ambiente negocial

“Um estado com o nosso precisa ter o aval para estabelecer relações internacionais. Em 2050, segundo indicadores da Organização das Nações Unidas, seremos 9 bilhões de pessoas no planeta, o que representará a necessidade de 60% a mais de alimentos, dos quais 40% virão do Brasil. Desse total, Mato Grosso será responsável por 50%. Enquanto o mundo está pensando em como substituir o petróleo, nós estamos preocupados em como podemos contribuir com o mundo, por meio do que produzimos, de proteínas vegetais e animais”, discursou o governador em Nova York.

Para o professor doutor da Universidade Columbia, Marcos Troyjo, avaliou a participação do governador mato-grossense. “Discutimos agregação de valores, tecnologias, utilização da plataforma do agronegócio em conjunto a outros setores em prol da inserção de Mato Grosso no cenário mundial. Esse debate mostra que o Estado está preparado para os grandes desafios da globalização, podendo se tornar um dos principais motores da economia brasileira”, afirmou o professor.

Para Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que também participou do encontro, unir o setor agropecuário com outras áreas é essencial para o desenvolvimento da região centro-oeste do Brasil. “Uma reunião como esta traz um quadro geral de como está o país e o estado, nos leva a pensar no progresso da região centro-oeste e de Mato Grosso. Para nós, produtores rurais, é muito importante discutir a economia e a política do nosso país, além da interação com outros segmentos. É importante agirmos como um todo pelo progresso”.

Ainda para discutir a situação econômica do centro-oeste brasileiro, também participou do encontro o secretário de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, levando as questões econômicas discutidas no encontro do Brasil Central, que ocorreu em Cuiabá no dia 19 de abril. Com o mesmo objetivo, também esteve presente o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha.

Negócios em Pauta:

A comitiva do Governo de Mato Grosso também se reuniu com um grupo que trabalha no intermédio de parcerias de negócios e comerciais entre países. No caso de Mato Grosso, o foco foi o mercado asiático.

Segundo o governador a proposta é estreitar laços com os países da Ásia para expandir relações econômicas, especialmente com a China, que atualmente é o maior comprador dos produtos mato-grossenses oriundos do agronegócio.

Em 2015, mais de US$ 65 bilhões em investimentos da China no Brasil foram anunciados, dos quais apenas 30% foram concretizados, fato que enseja confiabilidade por parte dos potenciais investidores para com o local onde possam investir.

“Daí a importância de reuniões como essa”, explicou Pedro Taques, completando que “uma maior aproximação com Ásia não se faz necessária apenas para expandir nossa capacidade de venda daquilo que produzimos, mas também para que eles possam vir a Mato Grosso e lá se instalarem, gerando emprego, renda e pagando impostos cujos recursos serão devolvidos em investimentos para a população”, finalizou Pedro Taques.

Participações:

Além de Pedro Taques, também participaram da reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Assuntos Estratégicos, Seneri Paludo e Gustavo de Oliveira, respectivamente; Marcos Troyjo, professor doutor da Universidade de Columbia; Danielle Diniz, professora da Universidade de Columbia; Nelson Piccoli (Famato); Rui Prado (Famato/Senar); Alex Utida, (produtor rural); Thiago Peixoto, secretário de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás; Odílio Balbinotti Filho (TMG); Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE); Alexandre de Marco ( Ampa-MT); Daniel Feffer, do ICG Brazil; Antenor Barros Leal, conselheiro do Instituto Millenium; Pedro Neves, presidente do Lide Mato Grosso; e Pedro Rodrigues (CBIE).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet