Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Prestando Contas II

Estou na vida pública há mais de 30 anos. Neste período, fui vereador por Cuiabá, por duas vezes deputado federal, prefeito e deputado estadual, além de secretário de Estado. Estou novamente deputado estadual no segundo mandato consecutivo.

Tenho orgulho de dizer que sempre trabalhei pelo desenvolvimento social e humano. Ajudei a construir 18 bairros na capital porque não me conformo com a falta de política habitacional no nosso Estado. Ocupamos, desapropriamos legalmente as terras onde hoje estão os bairros Dr. Fábio I e II, Altos da Serra, Recanto da Siriema e todos os demais que ajudamos a levantar. Demos dignidade para milhares de famílias, mas sem prejuízos aos donos dos terrenos.

Como prefeito, construi a segunda maior avenida da capital (Avenida das Torres), ligando o bairro Pedra 90 ao centro de Cuiabá e beneficiando diversos outros bairros que circundam seus 13 km de pavimento. Trabalhadores que levavam cerca de 1h30 para chegar ao local de trabalho hoje levam 30 minutos. Ainda no Pedra 90, construí a Policlínica para cuidar da saúde das pessoas.

Tenho que lembrar do nosso trabalho pela regularização fundiária com a entrega de 14 mil contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU).

Não podemos esquecer que foi o nosso mandato o responsável pela construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tijucal, atendendo cerca de 120 mil pessoas de diversos bairros da capital com água potável e de qualidade, resolvendo a questão da falta d´água em Cuiabá.

Na área da educação, criei o Cuiabá Vest que aprovou mais de 5 mil jovens pobres em universidades públicas e privadas. Também implantei o Bolsa Universitária, programa de financiamento custeado pela Prefeitura de Cuiabá que levou 1.008 jovens às universidades de todo o país. Vale lembrar das 96 novas salas de aula construídas nas escolas municipais; dos 1.842 computadores entregues aos professores de Cuiabá e da ampliação e aperfeiçoamento do programa Siminina, voltado ao atendimento de jovens em vulnerabilidade social.

Foi no nosso mandato que criamos o Centro de Atendimento Integrado à Mulher Vítima de Violência Doméstica (REVIB), referência no Brasil. Que criamos o maior campeonato de futebol amador do país, o Peladão, que este ano chegou à décima segunda edição com 496 equipes inscritas, e o Restaurante Popular para atender as pessoas mais humildes.

Este mesmo mandato foi premiado pelo Ministério das Minas e Energia com o primeiro lugar no 'Programa de Iluminação Pública da Eletrobrás', em 2008. Também ganhou o prêmio 'Mama África', por conta da melhor política pública pela igualdade racial no Brasil, em 2009. Na gestão de Cuiabá, fui escolhido 'Prefeito Empreendedor”, pelo Sebrae, e "Prefeito Amigo da Criança', em 2008.

Finalizando esta prestação de contas, quero dizer a vocês que nos últimos 7,5 anos fui considerado o mais produtivo deputado estadual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Apresentei 3.328 proposições ao parlamento, entre projetos de lei (915), indicações ao governo (733), requerimentos (350), resoluções (147) e outras ações. Sou autor de 86 leis em vigor voltadas à saúde, educação, inclusão social, segurança, infraestrutura, esportes, cultura, lazer, meio ambiente e agricultura familiar.

Destaque para as leis 11.865/22, que proíbe a construção de barragens e hidrelétricas no rio Cuiabá; 11.490, que isenta motoristas de aplicativo do pagamento de IPVA e de taxas do Detran se ele for usuário de GNV; 10.816/21, que garante cota de 20% para afrodescendentes em concursos públicos estaduais; 683/21, que impede a extinção a Empaer garantindo assistência técnica e extensão rural para 150 mil famílias da agricultura familiar; 11.478/21, que determina a identificação de pessoas com autismo nas cédulas de identidade; 11.239/20, que institui o Plano de Atenção Educacional Especializado para estudantes diagnosticados do transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia).

Por tudo isso e para continuar fazendo mais pro nosso Estado é que peço seu voto de confiança. Neste domingo (2), vote em quem tem serviços prestados por todo Estado e, principalmente, pelos municípios da Baixada Cuiabana, em especial Cuiabá. Para continuar defendendo seus direitos , vote Wilson Santos 55.100, o seu deputado estadual.


Wilson Santos é deputado estadual e candidato à Reeleição
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet