Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Profissionalismo e referência

Ser um profissional de referência evidencia a busca pelo conhecimento. O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) - UFMT faz parte dos avanços sociais em termos de bem-estar. O hospital é renomado e reconhecido pelas ações dos gestores, que trabalham acima da média para melhorar a vida dos pacientes.

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu no art. 196 que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Para atender aos vulneráveis, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece atendimento integral, respeitando princípios como fraternidade, universalidade e igualdade.

É admirável reconhecer e destacar as competências da líder Dra. Maria de Fátima de Carvalho Ferreira. Ela foi presidente do CRM de 2013 a 2018 e é fundamental esclarecer que a doutora dedica-se a servir seu país há quase quatro décadas. Ela foi nomeada em 08/04/2021 para exercer o cargo de Superintendente do HUJM-UFMT, conforme o Diário Oficial da União, Edição 65, Seção 2, página 30, Portaria 49 de 06/04/2021, do Ministério da Educação, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração.

Observa-se que na gestão da Dra. Maria de Fátima existe o pleno cumprimento de sua proposta desde que assumiu. Ela frisou a importância de atuar com a “indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão” e afirmou: “propósito de ensinar para transformar o cuidar. Um dos destaques para conduzir este trabalho está na valorização de talentos” (Imprensa/secomm/notícias, 14/04/2021). A população manifesta gratidão.

Atualmente, nós, enquanto sociedade, estamos satisfeitos com a plenitude de suas atitudes e de sua equipe. Recorro ao doutor Francisco José Dutra Souto, ex-superintendente do HUJM-UFMT, que destacou que a professora Maria de Fátima é "muito agregadora, o que é uma palavra-chave para embasar as principais decisões em uma instituição" (In: informações da assessoria de comunicação do HUJM, 14 de abril de 2021).

Quando adentramos o Hospital HUJM, sentimo-nos seguros. Esperamos que outros órgãos aprendam mais com a Dra. Maria de Fátima e com os servidores, para que assim tenhamos pacientes mais saudáveis.

Graci Ourives de Miranda é professora/escritora.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet