Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

A Escolha da OAB

Está em aberto nove vagas para desembargador no Estado de Mato Grosso, e por conta do quinto constitucional, uma delas será destinada à OAB. Assim, o Sindicato dos Advogados e Estagiários do Estado de Mato Grosso, solicitou que a Ordem, seccional Mato Grosso, avaliasse pedido de eleição direta, onde os advogados votariam nos indicados a lista sêxtupla. Essa semana, a proposta foi rejeitada, mantendo a escolha dos candidatos pelo Conselho Pleno da OAB.

O Sindicato dos Advogados, visando atuação de todos os integrantes, pela escolha democrática de voto, avaliou que dessa forma, daria oportunidade aos advogados em participar da cena política local, engajando o jovem advogado aos debates da instituição, fazendo com que sinta parte das decisões, alimentando seu direito de expressão, de defesa e voto, buscando o melhor interesse coletivo, pela via democrática.

O voto daria chance aquele advogado conhecido entre os seus, mas não tão popular entre o Conselho, de ser um dos escolhidos para integrar a lista, beneficiando não apenas um grupo, mas possibilitando a todos em ter o seu nome na lista sêxtupla.

A OAB tem como premissa, a luta pela solidificação dos ideais democráticos. Não é à toa que manteve papel importante, atuando ativamente na Diretas Já. É justamente com esse pensamento democrático, que seria importante aos advogados escolherem os candidatos a lista sêxtupla pelo voto direto. Até porque, seus processos serão julgados pelos desembargadores, o que os tornam a parte mais interessada na escolha.

Outros estados aderiram eleições diretas, conforme mencionado no pedido apresentado pelo Sindicato, como os estados da Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco, trazendo a Seccional de Mato Grosso a atuação de seus inscritos, como meio de engajamento da classe, aonde grande parte se sente excluída das decisões.

A OAB fez sua escolha em manter a decisão da lista pelos Conselheiros. O Sindicato fez sua parte em oferecer outra opção mais democrática por meio do voto direto. Nos resta aguardar e ver quais os nomes serão apresentados na lista pelos Conselheiros, que será encaminhada para o Tribunal de Justiça, a quem caberá elaborar uma lista tríplice a ser enviada ao governador.

Enquanto isso, o Sindicato segue em seu propósito de incluir o desempenho de todos os advogados nas decisões da entidade, levantando questões que beneficie a classe, não apenas uma parcela, para que um dia, quem sabe, termos a verdadeira participação de todos, dentro da OAB.

Regiane Freire é advogada e membro do Sindicato dos Advogados de Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet