Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Novembro Azul e a negligência à saúde

Tipo mais comum de câncer entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, o câncer de próstata ainda é visto com preconceito por muitas pessoas no mundo. Para atingir o público e incentivar os homens a buscarem cuidado e atendimento especializado nas unidades de saúde, novembro foi escolhido como o mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A enfermidade pode ser diagnosticada antes de quaisquer sintomas mas é importante alertar para a importância da detecção precoce, pois isso aumenta as chances de cura.

Estatisticamente falando, os homens morrem mais cedo, além disso são mais negligentes nos cuidados relacionados à saúde. Há ainda uma grande resistência deles em procurar ajuda de médicos, tanto para saúde física quanto para a saúde mental, e isso acontece por muitos fatores, incluindo a falta de conhecimento, preconceito, completando com o medo.

Infelizmente ainda existe uma grande desinformação quando falamos em saúde masculina, principalmente sobre esse tipo de câncer, alguns mitos ainda estão enraizados e superar esse preconceito é o primeiro passo para uma saúde bem cuidada e melhor qualidade de vida.

A investigação do câncer de próstata se inicia com a consulta médica, exame clínico e toque retal inicialmente. Além de exames de sangue, que inclui o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), ultrassonografia e o mais promissor nesse segmento, que é a ressonância magnética. 

No Imedi, prestamos esclarecimento e acolhimento ao paciente, sempre tentando enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aqui, dispomos de equipamentos modernos e diferenciados como a Ressonância Magnética 3 Teslas, que permite a captação de imagens detalhadas de vários tipos e estruturas do corpo humano, de forma não invasiva.

A ressonância de próstata é um aparelho que emite pulsos eletromagnéticos, que interagem com o corpo do paciente e formam imagens anatômicas e funcionais. Nesse exame é possível avaliar e observar a anatomia da próstata, além de classificar os achados e indicar a biópsia. Dependendo da indicação do exame, é possível fazer o rastreamento, estadiamento, planejamento terapêutico do câncer, além do seguimento após o tratamento. A frequência da realização do exame vai depender da indicação pelo médico que faz o acompanhamento do paciente.

Por recomendação do Ministério da Saúde, todos os homens acima de 50 anos devem iniciar a investigação, primariamente com exames de sangue e toque retal. Mas a preocupação não deve ser apenas com o câncer de próstata, o homem pode ter outras doenças urológicas, além disso, doenças cardiovasculares respondem por parte significativa dos casos de morte entre os homens. É importante cuidar da saúde como um todo e  realizar exames de rastreamento, de acordo com os sintomas referidos.

Portanto, quanto mais informado a gente estiver, mais opções de exames conheceremos e o quanto antes detectarmos as enfermidades e iniciarmos o processo de tratamento, mais chances de sucesso e cura teremos. Aproveite o movimento do Novembro Azul, vá além dele e se conscientize o ano todo.

Isabela Murelli Rodrigues é médica radiologista e faz parte do corpo clínico do Instituto Médico de Diagnósticos por Imagem (IMEDI).
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet