Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Se liga na alma da periferia

Estudei nas melhores escolas, faculdades, pós-graduações, me qualifiquei, trabalhei e trabalho com Direito, Política, Docência, Saúde Mental, Filosofia, Psicanálise e Ciências Sociais.
 
Meu currículo não cabe numa folha de jornal, grande coisa, Jesus não tinha diploma. 
 
Pouco ou nada sei comparado com a sabedoria do Mano Brown, do Racionais, da gente do subúrbio, com quem não sabe lê e escrever, mais sabe amar e viver sem cobiça, inveja e ganância, prepotência e arrogância.
 
Aprendo com o homem humilde que trabalha o dia inteiro e com um salário-mínimo sustenta toda sua família, como um guerreiro.
 
A mãe que trabalha fora e dentro de casa, para sustentar sua prole, muitas vezes solitariamente.
 
Mais do que Marx, Freud, Darwin, Platão e Sócrates, entre tantos outros, me ensinaram, na simplicidade da fala e da vida prática, desses que são os autênticos brasileiros, aprendo o que é a realidade.
 
Com paz de espírito, humildade e senso-crítico, porém não vindo do circo montado pela elite, e, sim, daqueles que sentem o que dizem e dizem o que sentem, sem máscaras, personagens e manipulação, apenas a verdade, com rigor no conteúdo e ternura nas palavras.
 
Pois falam com a alma, com a língua do coração, com quem até os anjos aprendem, porque o exemplo de superação desses trabalhadores e trabalhadoras, é o verdadeiro milagre, sem charlatanismo.
 
Assim também compreendeu, Cora Coralina, "O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes."Ok
 
Por fim, me dirijo aos jovens da atual geração.
 
Não adianta a galera curtir, dançar e cantar samba, rap, hip-hop e funk consciente, apenas consumindo a cultura crítica e poética da periferia, sem nunca ter pisado lá, sequer escutando e compreendendo a letra, entrando por um ouvido e saindo pelo outro, sem compreender a mensagem de quem experimentou e vive o que canta.
 
Quanto a guerra, que mata milhares de vidas, quem for a favor do extermínio e do exterminador, esqueça tudo o que leu e faça de conta que nunca me conheceu.
 
Muda a cabeça, que a vida muda, transforma o coração que o Mundo muda.
 
Paulo Lemos é advogado e defensor de direitos humanos
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet