Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Hospital de Câncer de Mato Grosso completa 15 anos

Há 15 anos, completados em setembro de 2023, o Hospital de Câncer de Mato Grosso dava mais um importante passo na consolidação de sua vocação educacional com a abertura do primeiro Programa de Residência.
 
Desde sua implantação, o hospital sempre foi referência para Mato Grosso e estados vizinhos na oferta de tratamentos complexos em diferentes áreas da saúde, sobretudo para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde. Assim, era premente a necessidade de profissionais qualificados para atender a essa crescente demanda por assistência.
 
Foi nesse contexto que teve início o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais. Essa é a especialidade odontológica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas craniofaciais associadas.
 
O programa de residência é regido pela Lei n° 11.129, de 2005 que institui a Residência em Área Profissional da Saúde, definida como modalidade de ensino de pós-graduação voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica que segue legislação própria. Suas atividades são desenvolvidas com 80 a 90% da carga horária sob a forma de treinamento em serviço, destinando-se 10 a 20% para atividades teórico complementares. Essas atividades são desenvolvidas no próprio hospital e em instituições conveniadas. Todo o treinamento do residente é acompanhado permanentemente por supervisores e preceptores.
 
A Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Hospital de Câncer de Mato Grosso tem carga horária total de 8.640 horas distribuídas em 60 horas semanais durante três anos. Anualmente são abertas duas vagas que são preenchidas após processo público de seleção e todos os residentes recebem bolsa pelo Ministério da Saúde.
 
Vale ressaltar também a importância social da residência que, pela sua característica de qualificação profissional integrada à assistência em saúde, realiza uma média de quinhentos atendimentos complexos de pacientes de baixo poder aquisitivo por mês.
 
Tendo como característica a excelência na capacitação técnica do Cirurgião Bucomaxilofacial nos diferentes campos dentro de sua área de atuação, o programa de Residência do Hospital de Câncer de Mato Grosso investe fortemente no desenvolvendo ético e científico do profissional e seu reconhecimento nacional traduz-se pela atração de candidatos de todas as Regiões do Brasil anualmente a cada processo seletivo.
 
Luiz Evaristo Ricci Volpato é Docente do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Hospital de Câncer de Mato Grosso
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet