Olhar Direto

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Opinião

A Estrutura racista é o roubo de nossas vidas

É inegável que falta dessa pauta gera sempre apontamentos. Isso porque, fale de racismo é rebuscar todo contexto histórico contra os povos negros e indígenas que construíram e cuidam de nossa natureza até dias atuais.
 
Falar de estrutura racista é dizer que nunca nossas ancestrais quiseram ou tiveram a escolha pra saírem de sua amada terra Mãe África, foram arrancados para aqui ser escravizados. Aqui viu me atentar mais a minha perspectiva de um corpo negro que descende de uma família de maioria negra sem negar nossas origens indígenas.
 
Eu, jornalista negro, corpo negro este que superou as estáticas de estar no tráfico ou de não estar preso ou mesmo morto. Um jovem negro que recorrentemente tem saído nas capas dos jornais e noticiaríamos cujo a pauta seja racismo é nosso grande Vinicius Júnior.
 
A partir dos processos de racismo que ele vem passando e bravamente resistindo. Em geral as pessoas estão acostumadas a praticarem racismo e acharem que tudo vai ficar por isso mesmo.
 
Excelente posicionamento do jogador que usa sua fama para combater o racismo pautado num letramento racial extremamente necessário. Porque não dá mais para naturalizar episódios racistas, não dá mais para nós silenciar. Nossos antepassados já foram muito açoitados para que nossas vozes hoje pudessem ser ouvidas.
 
Vini Júnior então exprime que: mesmo que o negro alcance uma alta mobilidade social o corpo negro sempre vai incomodar porque acreditam os herdeiros da branquitude que são superiores. Com o jogo de futebol Vini Júnior emana que: precisamos investir na educação e conscientizar que os crimes de racismos não mais ficaram impunes.
 
As Vidas Negras Importam. Construíram a história desse país. Não há história do Brasil sem a importante e fundante participação dos negros. Basta de racismo, e respeitem nossa ancestralidade.
 
Manoel silva é ativista do direitos humanos e jornalista
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet