Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

​Saiba quem é o Biomédico

A Biomedicina surgiu em 1966 com a implantação do primeiro curso na Escola Paulista de Medicina com o nome na época de Ciências Biomédicas Modalidade Médica ou Ciências Biomédicas com intuito de formar profissionais para exercer a docência e realizar pesquisas nas ciências básicas da saúde. De lá para cá, o curso vem abrindo novas habilitações aos profissionais e atualmente há dezenas de áreas de atuação. Hoje, dia 20, é comemorado o Dia do Biomédico.

Você sabe qual é a importância desse profissional para a área da saúde e para a ciência?

Nem todos sabem, mas a Biomedicina está voltada à qualidade de vida e à saúde da sociedade. Em um laboratório de análises clínicas, o Biomédico realiza todas as etapas do exame, produzindo resultados que reflitam de modo fidedigno o estado clinico do paciente possibilitando a determinação correta de diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças.

Ele também está inserido nos bancos de sangue, indústrias, centros de pesquisas, laboratórios de saúde pública, laboratórios forenses, centros de diagnóstico por imagem, universidades, entre outros.

Entre as diversas atividades desenvolvidas, o Biomédico pode ter responsabilidade durante o procedimento cirúrgico, como perfusionista, através do monitoramento de aparelhos ligados ao coração do paciente que está sendo operado para substituir as funções do coração e do pulmão.  

No laboratório de análises de Alimentos, o Biomédico executa a análise de microbiologia de alimentos indispensável para monitoramento e controle de microrganismos patogênicos assegurando a comercialização em condições satisfatórias evitando riscos à saúde do consumidor.

Nas clínicas convencionais de ginecologia e obstetrícia também encontramos um Biomédico atuando no suporte laboratorial para a fertilização do embrião in vitro na reprodução humana assistida. 

Podemos perceber que a saúde estética vem se tornando cada vez mais importante e passou a ser vista como filão de mercado atrativo.

Além do mais, há espaço para o Biomédico integrar grupo de pesquisa contribuindo no desenvolvimento de novas vacinas, kits para diagnóstico, além de novas metodologias para o diagnóstico laboratorial de doenças associadas a microrganismos patogênicos ou não.

Particularmente, a Biomedicina é uma área que gera muita esperança e oferece uma série de oportunidades.


Liziane Almeida é coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade de Cuiabá desde 2007 quando o curso nasceu no Centro Universitário Cândido Rondon ( hoje somos UNIC).  Sou Biomédica, Especialista em Patologia Clínica e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet