Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

neste mês

Primeiro Simpósio mato-grossense sobre dislexia quer discutir políticas públicas inclusivas

Foto: Reprodução / Ilustração

Evento é aberto ao público

Evento é aberto ao público

O primeiro Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso acontece no próximo dia 30 de junho, quarta-feira, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A iniciativa busca discutir políticas públicas inclusivas para pessoas com distúrbios de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia).

Leia mais:
Workshop solidário de maquiagem profissional recebe ração em troca de inscrições

Organizado pelo Deputado Wilson Santos (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, o Simpósio terá palestras de duas especialistas no assunto: Maria Ângela Nogueira Nico, especialista em psicopedagogia pelo Instituto Maranhão, fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo e Coordenadora Científica e membro atuante do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CAE) da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) há 22 anos, e Márcia Maria Barreira, psicóloga, neuropsicóloga, terapeuta de casais, Coordenadora responsável pela área de neuropsicologia do CPM (Centro Psico. Maranhão) e Neuropsicóloga do CAE.

O evento é aberto ao público, e destinado principalmente aos profissionais da educação e saúde, disléxicos e pais. Só é necessária a inscrição prévia para aqueles que quiserem obter certificado, e o evento é gratuito.

Distúrbio

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica que traz dificuldades no reconhecimento da palavra, na habilidade de soletração, dentre outros. Ela é o principal distúrbio de aprendizagem (existem também a disgrafia e a discalculia), e atinge 12% da população mato-grossense.

Em março, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto realizou um encontro com profissionais de saúde para discutir o tema. Na ocasião, a psicopedagoga Maria Masarela Marques dos Passos, pertencente ao grupo “Dislexia sem Fronteira MT”, foi a palestrante, e falou sobre o que é a dislexia, como as pessoas com o distúrbio enfrentam o problema e como é possível tratar.

Para o Simpósio do próximo dia 30, quem quiser pode confirmar presença nos telefones; (65) 3313-6387 ou 3313-6386 ou pelo e-mail: dep.wilsonsantos@gmail.com. Como forma de inscrição, o evento também apoia a campanha “Doe 1 Litro de Leite”, e vai aceitar doações que serão depois transferidas para instituições de caridade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet