Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

erosão dentária

Comer frutas e beber sucos ácidos fazem tão mal como não escovar os dentes, aponta CRO

Foto: Reprodução / Ilustração

Comer frutas e beber sucos ácidos fazem tão mal como não escovar os dentes, aponta CRO
Comer frutas cítricas e tomar refrigerantes e sucos naturais ou industrializados fazem tão – ou mais – mal quanto não escovar os dentes depois de comer. Esse é o alerta do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). Até mesmo bebidas energéticas e isotônicas podem prejudicar um ‘belo sorriso’.

Leia mais:

Após cirurgiã dentista ser indiciada, CFO afirma que profissionais são aptos a aplicar botox

Consumir este tipo de alimento e bebida em excesso pode causar a conhecida ‘erosão dentária’, que é considerada uma vilã silenciosa. “De característica progressiva e destrutiva, ela promove um processo químico de ataque ácido, sem o envolvimento de bactérias – podendo causar perda da forma dentária, descoloração e hipersensibilidade para alimentos gelados, quentes ou muito doces”, afirma o Conselho, via assessoria.

Segundo o presidente do CRO, o odontopediatra Luiz Evaristo Ricci Volpato este é um grande problema para crianças: "Atualmente, as crianças costumam beber muitas bebidas ácidas, como refrigerantes e suco de laranja. E, quando ficam mais velhas, consomem bebidas isotônicas e energéticas. Se o açúcar precisa das bactérias para alterar o pH da boca, os alimentos ácidos fazem isso sozinhos. Eles corroem o esmalte dental, que é a camada mais superficial do dente, podendo deixar a dentina exposta”.

Ele ainda explica que um dos agravantes é que, quando se ingere alimentos muito ácidos, escovar os dentes logo depois pode piorar o problema. “A orientação é fazer um bochecho com água e aguardar, no mínimo, 30 minutos para iniciar a limpeza, ou mascar goma sem açúcar após as refeições”. Assim, se neutraliza o pH da boca com a maior produção de saliva. “Esta saliva estimulada contém potencial remineralizante maior, ou seja, contém mais bicarbonato, cálcio e fosfato – que ajudam a neutralizar o efeito ácido”.

De acordo com a assessoria do CRO, é preciso prestar atenção em bebidas com pH a partir de 5,5, e quanto mais ácido, pior. Isotônicos têm pH em torno de 3; suco de laranja, 3,5; já os refrigerantes de cola são os mais ácidos, com pH 2,5, próximo ao do suco gástrico, que é de 1,5.

Como consequências do desgaste dos dentes, ele fica sem brilho e pode acorrer aumento da sensibilidade, as bordas dos dentes superiores ficam mais finas e na superfície dos dentes inferiores aparecem lesões côncavas, em forma de colher. Se a pessoa perceber estes sinais, deve procurar um cirurgião dentista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet