Olhar Conceito

Segunda-feira, 21 de maio de 2018

Notícias / Tecnologia

Jornalista cria canal no Youtube para divulgar cultura, gastronomia e turismo de Mato Grosso

Da Redação - Isabela Mercuri

16 Mai 2017 - 16:35

Foto: Arquivo Pessoal

Tania comendo pixé

Tania comendo pixé

Divulgar todos os atrativos do estado de Mato Grosso, seja turísticos, gastronômicos ou culturais. Este é o objetivo do canal ‘Pixé’, criado pela jornalista Tania Rauber, 31, há pouco mais de um mês, no Youtube.

Leia também:
Maior youtuber do Brasil, Whindersson Nunes, vem a Cuiabá com show de humor 

Tania é paranaense, mas vive em Mato Grosso há vinte anos, sendo sete deles na capital. Depois de começar a fazer mestrado – pesquisando exatamente o Youtube – ela precisou se afastar do jornalismo, e decidiu criar o canal.
                               
“Eu sempre comentava com amigos sobre minhas descobertas na pesquisa. Então eles comentavam porque eu não abria um canal. Só que, de início, eu não me interessava muito”, lembra. “Quando sai de um emprego de sete anos e decidi me dedicar mais aos estudos, um amigo perguntou por que não criar um canal no Youtube. Como sempre amei audiovisual, decidi me aventurar neste universo”.
 
O primeiro vídeo de ‘Pixé’ foi postado no dia sete de abril, em homenagem ao aniversário de Cuiabá, e tinha como tema os principais parques da cidade onde é possível fazer uma boa caminhada. Já o segundo explica o nome do canal, ou seja, o que é o pixé.
 
“Pixé é a tradicional paçoca cuiabana feita de milho torrado e socado. Eu também não conhecia e nunca tinha comido. Nosso segundo vídeo fala sobre ele com um cuiabano de tchapa que mantém até hoje a produção da paçoca aprendida com a mãe: Seu Milton! Uma figura! Só assistir no canal e saber tudo sobre o pixé!”, explica a jornalista.
 

 
O conteúdo de cada vídeo, Tania decide tanto a partir das próprias ideias quanto com conselhos de amigos e pessoas que seguem o canal. A única exigência é que seja algo de Mato Grosso. “No exercício da minha profissão de jornalista, tanto em Sinop quanto em Cuiabá, tive a oportunidade de viajar e conhecer muito da diversidade do nosso Estado. Também constatei que muitas das pessoas que vivem aqui não conhecem esta diversidade turística, cultura, gastronômica, de entretenimento e lazer. Então pensei que temos muito que divulgar e que este era meu objetivo: divulgar todos os atrativos que temos em nosso Estado”.


 
Todos os vídeos são feitos pela própria jornalista, com o auxílio de alguns amigos que ajudam na filmagem. Com a experiência até agora, ela conta que o trabalho não é nada fácil. “Divulgar um vídeo engraçado, de humor, pegadinha, é fácil ter resultado rápido. As pessoas compartilham, curtem, o acesso é rápido. [No entanto] Este tipo de conteúdo vai conquistando as pessoas aos poucos, é como se as pessoas fossem aprendendo a gostar, ainda mais num universo onde as informações bombam a todo momento”.
 
Apesar das dificuldades, tem valido a pena. “O que mais gosto é conhecer gente que faz história e compartilha isso com a gente. E poder compartilhar isso com mais gente ainda, através da maravilha que é o YouTube, é espetacular”, finaliza. 

Serviço

Conheça o canal Pixé AQUI

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria Helena de Almeida
    17 Mai 2017 às 19:27

    Muito legal gostaria compartilhar umas receitas com vcs

  • diogo
    16 Mai 2017 às 21:28

    parabéns

  • Guiomar
    16 Mai 2017 às 19:06

    Amei os seus vídeos sobre a cultura Cuiabana e também sobre o peixe. Continua divulgando essa cultura tão bonito

Redes Sociais

Sitevip Internet