Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias / Coach Iracema Irigaray

Iracema Irigaray: O seu negócio não é roupas, carros, comida, etc, é gente

Iracema Irigaray

05 Jun 2017 - 14:35

Iracema Irigaray:  O seu negócio não é roupas, carros, comida, etc, é gente
O empresário que ainda não despertou para essa verdade, neste momento de transição/crise, estará enfrentando desafios maiores. Quem faz acontecer ou não um negócio são as pessoas, e nesse processo a seleção desse time será responsabilidade sua, caro gestor. Não culpe o RH, ele foi escolhido por você.

Leia também:
Se você não existisse que falta faria? Cortella

Na semana passada conversando com um empresário sobre a equipe dele, atenta à descrição que ele fazia de cada um dos seus lideres, perguntei: o que esses líderes estão lhe dizendo, repetindo do SEU comportamento? Você esta preparado para o cargo que ocupa? De acordo com James Hunter auto do livro O Monge e o Executivo, “O desafio está mesmo na execução. Liderar é mais como ser um atleta, você precisa praticar”. Os diálogos acontecem em outro nível, eu posso falar o que quiser, mas se realmente não vivo e acredito no que falo, a mudança não acontece realmente. Neste sentido o coaching tem auxiliado tantos gestores, liderar é uma posição muito solitária, exige desenvolvimento pessoal continuo. Aqueles que mais chamam a sua atenção são os que mais estão precisando de ajuda ou os que mais se parecem com você.

Observe cada um dos seus liderados por dia, medite sobre ele, descreva suas forças e fraquezas, conheça a sua história, olhe para ele. Certa vez uma empresária estava trabalhando a sua liderança no coaching,
identificando a sua dificuldade em parar com qualidade ela escolheu observar a sua equipe comercial.

Olhar verdadeiramente para cada uma daquelas pessoas por uma semana. Quando retornei para o nosso encontro ela estava chocada com o efeito que o olhar dela teve em relação à equipe, e eles não sabiam que estavam sendo observados. TODOS queremos crescer, mas precisamos de ajuda. Portanto se pergunte, ‘você esta sendo o líder que gostaria de ter?’, na sua resposta contém o seus resultados. 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Vanessa Leite
    07 Jun 2017 às 08:55

    Iracema, sempre arrasando em suas reflexões, grata pela oportunidade de tê-la conhecido... Amo mais que chocolate!

  • Nilvan
    06 Jun 2017 às 14:44

    Excelente reflexão, muito adequada aos líderes que estão diretamente ligados aos processos de produção, obviamente, aqueles que estão ligados indiretamente também, porém, estes últimos, costumam preocupar-se mais com isso, do que aqueles que estão na primeira linha do processo produtivo.

Sitevip Internet