Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

aberto ao público

Univag promove encontro para conscientizar sobre o autismo nesta sexta

Foto: Reprodução / Ilustração

Univag promove encontro para conscientizar sobre o autismo nesta sexta
Palestras, mesas redondas, apresentações culturais e uma exposição compõem a programação da III Semana de Conscientização do Autismo, que acontece nesta sexta-feira (13) no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a partir das 12h.

Leia também:
Crianças autistas podem desenvolver habilidades de interação; Escola faz toda a diferença 

O encontro é realizado pelos cursos de Psicologia, Medicina e Fonoaudiologia, em parceria com a Associação Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), e foi criado em alusão ao ‘Dia Mundial do Autismo’, comemorado em dois de abril. O evento traz o tema ‘Ampliando caminhos para o cuidado: uma conversa entre serviço, família e entidade formadora’. 
 
Considerada uma condição neurológica tratável com terapias multidisciplinares, o autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece, geralmente, nos três primeiros anos de vida, e compromete habilidades de comunicação e interação social.
 
“Costumeiramente, as pessoas enfrentam situações na vida que, a partir de um diagnóstico, podem ser estigmatizadas ou excluídas da sociedade. Nosso papel, enquanto instituição formadora, é o de propor ações que caminhem na contramão das situações de violência e exclusão de qualquer parcela da população”, comenta o coordenador do curso de Psicologia do Univag, Luiz Guilherme Araujo Gomes.
 
“A idéia é propor este diálogo e aproximar a comunidade externa com a instituição, com os lugares que realizam algum tipo de serviço às pessoas autistas e os seus familiares, com a finalidade de dialogar sobre as dificuldades e potencialidades existentes nesta questão”, ressalta. 
 
Serviço

 
III Semana de Conscientização do Autismo.
Local: Bloco D - Centro Universitário de Várzea Grande - Univag
Data: Sexta-feira, 13 de abril
Horário: A partir das 12h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet