Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

nessa sexta

'Dia Mundial Sem Tabaco' alerta sobre doenças causadas pelo cigarro e prefeitura organiza evento

Foto: Reprodução

'Dia Mundial Sem Tabaco' alerta sobre doenças causadas pelo cigarro e prefeitura organiza evento
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Cigarro foi criado para alertar a população as doenças relacionadas ao tabagismo. De acordo com relatório da “Epidemia Global do Tabaco 2013”, seis milhões de pessoas no mundo morrem todo ano devido ao uso de cigarro.

Leia mais:
Cirurgia Plástica: Prótese de mama lidera, mas lipoaspiração a laser é novidade
Nova loja de cosméticos de Cuiabá traz produtos de perfumista da Chanel em ambiente familiar

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer afirma que 12% da população consome tabaco de alguma forma, e 200 mil morrem anualmente devido ao tabagismo.

Para alertar o povo cuiabano, a prefeitura realizará nessa sexta-feira (29) a 3ª Edição do Dia Mundial Sem Tabaco, das 8h às 17h na Praça Alencastro. Neste ano, o tema será “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!”.

Serão instaladas dez tendas com profissionais atendendo à população durante todo o dia, com exames clínicos bucais, avaliação da voz, teste de glicemia, aferição da pressão e momentos de beleza com massagens, cortes de cabelo e design de sobrancelhas.

Além disso, materiais educativos sobre o fumo e seus malefícios, palestras para quem quer parar de fumar, dicas de alimentação saudável, artesanatos, sorteios de brindes e atrações musicais estarão disponíveis para as mais de 1500 pessoas esperadas no evento.

O site da Organização Mundial da Saúde afirma que um a cada dez cigarros consumidos no mundo é ilegal: “A indústria do tabaco e os grupos criminosos estão entre aqueles que lucram com o mercado ilegal, deixando o público pagar com a saúde”. Incentivar o combate ao comércio ilegal, além de diminuir os impactos na saúde da população são as razões para o ‘Dia Mundial Sem Tabaco’.

O cigarro pode causar até 50 doenças diferentes, afetando principalmente o pulmão mas também a boca, coração e outros órgãos, podendo causar câncer de  faringe, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia. 

Serviço

Assunto: 3ª Edição do Dia Mundial sem Tabaco
Data: 29 de maio (sexta-feira)
Hora: 8 às 17h
Local: Praça Alencastro, Centro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet