Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

cuidado!

Importância da nutrologia: Suplementação alimentar incorreta pode causar problemas nos rins, fígado e até coração

Foto: Reprodução

Importância da nutrologia: Suplementação alimentar incorreta pode causar problemas nos rins, fígado e até coração
Suplementação alimentar está ‘na moda’. Muitas pessoas seguem regras ditadas por blogueiros, famosos de instagram e outras sub-celebridades instantâneas. A dosagem incorreta ou a ingestão destes nutrientes por pessoas que possuem algum tipo de desequilíbrio no corpo, no entanto, podem ser desastrosas: problemas nos rins, fígados, coração e até mesmo aparecimento de nódulos no útero e nos ovários (nas mulheres) e hipertrofia testicular (nos homens).

Leia mais:
Vice-campeã brasileira de Pole Dance vem a Cuiabá para dar workshop para iniciantes e instrutoras
Cirurgia Plástica: Prótese de mama lidera, mas lipoaspiração a laser é novidade

A solução para quem quer a suplementação e procura um equilíbrio para seu corpo é procurar a correta orientação médica. Aí que entra a ‘nutrologia’. O nutrólogo estuda e trabalha com as causas e consequências da falta (e do excesso) de nutrientes no corpo, e as doenças e distúrbios metabólicos que isso causa.

Gabriela Coutinho (Foto: Arquivo Pessoal)

Maria Gabriela Coutinho, nutróloga formada pela Universidade de Cuiabá e Especializada em nutrologia pediátrica e esportiva pela Santa Casa de São Paulo, explica que a primeira diferença entre um nutrólogo e um nutricionista é a formação: “Nutrição é uma profissão separada, enquanto o nutrólogo tem que ser médico”, afirma.

Seu trabalho, ainda, consiste em cuidar do ser humano do feto à morte: “Quando a mãe está grávida, fazemos o acompanhamento para que o feto tenha um bom desenvolvimento (...) até o tratamento de acamados, que são alimentados integralmente com suplementação”, explica. Entre estes dois extremos, no entanto, também existem muitas opções de tratamento disponíveis, desde crianças que não comem a idosos que têm dificuldade em absorver os alimentos.

Gabriela conta que a maior parte de seus pacientes a procura ou para emagrecer, no caso daqueles com obesidade, ou em busca do ‘corpo perfeito’, para perder gorduras localizadas e ganhar massa magra. Com a análise específica de cada corpo, é possível entender o que ele precisa para entrar em equilíbrio e atingir os resultados que o paciente deseja.

Ela explica que a nutrologia possui duas ‘armas’ na mão quando vai examiná-los: Exames laboratoriais (de sangue, estudo de DNA e estudo alimentar) e a Bioimpedânica e Calorimetria.

Feitos com aparelhos específicos, a bioimpedância e a calorimetria são exames relativamente simples que trazem resultados extremamente específicos. O primeiro é feito em uma balança que revela, além do ‘peso’, a quantidade de músculo e gordura (por membro do corpo), a quantidade de água (para análise de retenção de líquido), e mais. Já a calorimetria analisa a taxa metabólica do paciente e encontra os porquês de ela estar baixa demais, ou alta demais. A análise mostra o tipo de metabolismo que o paciente possui.


Exame de Bioimpedância 

Gabriela não trabalha em parceria com nenhum nutricionista especificamente, mas explica que seu em seu trabalho ela pode dar indicações alimentares: “Eu falo para o paciente o que seria indicado para ele comer e o que não seria, mas passar isso muito detalhado é trabalho de um nutricionista. Se o paciente pede, indico alguns que eu conheço”. A doutora também faz exames para identificar as intolerâncias alimentares dos pacientes.

Ela ainda explica a diferença com um ditado: “Muita gente conhece o ditado que fala que você é o que você come. Aí os nutricionistas vieram e falaram que você não é o que você come, mas sim o que você absorve. Os nutrólogos, então, contestaram: você não é o que você come nem o que você absorve, mas sim o resultado da absorção”. No final das contas, o que vale é o equilíbrio metabólico, nutricional e hormonal.

Maria Gabriela atende às quartas e quintas à tarde. Para mais informações e consultas: (65) 9225-2869 (WhatsApp); (65) 2136-1617; ou dra.gabrielanutrologa@hotmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet