Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Medidas preventivas

Pneumologista orienta população a reforçar ingestão de líquidos e umidificar ambientes em tempo de seca

Foto: Reprodução/Ilustração

Pneumologista orienta população a reforçar ingestão de líquidos e umidificar ambientes em tempo de seca
Agosto é mesmo o mês do cachorro louco para os Cuiabanos. Com a combinação de umidade relativa do ar (URA) abaixo dos 20%, temperatura na casa dos 40 graus e fumaça dos focos de queimada pela região, respirar fica difícil e a saúde pode ser comprometida. Para tentar contornar a situação, a indicação médica é: beber bastante líquido e umidificar os ambientes.

Leia mais:
Com mais de mil balões colocados, gastro afirma que a técnica é a mais segura entre os tratamentos de sobre peso
Laser de CO² é nova técnica para rejuvenescimento no rosto e tratamento de cicatrizes de acne e das estrias

Durante este período de seca em Mato Grosso, as unidades de saúde registram alta no atendimento em razão de problemas respiratórios, sobretudo entre crianças e idosos.

O menor índice de umidade no estado, registrado até o momento, foi em Cuiabá e Várzea Grande, chegando aos 14%, segundo informações da superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado. Sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece o índice acima dos 60% como ideal para saúde humana e abaixo dos 30% como inadequado.

Neste contexto, o médico pneumologista Lucas Bello, cooperado da Unimed Cuiabá, faz um alerta sobre os problemas que o clima seco podem trazer para o organismo.

“A baixa umidade do ar provoca ressecamento da pele e das mucosas. No caso da mucosa respiratória este ressecamento predispõe o aparecimento de manifestações alérgicas e infecções respiratórias. A fuligem e poeira provocam irritação das vias aéreas podendo causar os mesmos problemas e mais ainda, crises de dificuldade respiratória para aqueles que tem asma e/ou alergia respiratória”, explica o pneumologista. Ele ainda pontua que crianças e idosos são as faixas da população mais afetadas nesse período, gerando um aumento significativo no fluxo de pacientes nos consultórios médicos.

Para tornar o ambiente um pouco mais confortável, o pneumologista recomenda medidas preventivas como o reforço na ingestão de água, a utilização de umidicadores ou toalhas molhadas, a hidratação das vias aéreas com a utilização de soro fisiológico nas narinas e a não realização de atividades físicas no período das 11h às 16h, quando o calor aumenta e a umidade relativa do ar sofre redução. “É importante lembrar que aquelas pessoas com histórico de maior sofrimento nas épocas de seca dos anos anteriores devem se antecipar e procurar ajuda médica antes dos sintomas aparecerem”, observa o médico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet