Olhar Conceito

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

em Cuiabá

Outubro Rosa traz programação nas unidades de saúde e busca conscientizar sobre o câncer

Foto: Reprodução / Ilustração

Outubro Rosa traz programação nas unidades de saúde e busca conscientizar sobre o câncer
O mês oficial de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, começa na próxima quinta-feira e uma extensa programação foi preparada em toda a capital. Passeatas, rodas de conversa, palestras e até distribuição de folders e exames preventivos estão previstas.

Leia mais:
Unidades de saúde de Várzea Grande iniciam programação do Outubro Rosa
Outubro Rosa: Saiba como a mamografia pode salvar a sua vida

A abertura oficial acontece no Centro de Saúde Pico do Amor, às 8h, com uma palestra sobre a campanha e a importância dos exames preventivos.

E durante todo o mês Policlínicas, centros de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) vão intensificar o atendimento às mulheres, explicou a coordenadora de Programas Especiais, Suzana César de Ávila Gutierrez.

Haverá palestras nas 92 unidades que integram a rede básica de saúde (Centros de Saúde e os PSF’s) e no Centro de Saúde Pico do Amor, além de palestra e coffe break, também haverá coleta de CCO para exame preventivo de câncer de colo de útero.

Além disso, de 05 a 09 de outubro (primeira semana do mês), as unidades de saúde da Regional Norte realizarão uma programação especial, voltada para a campanha. Na segunda semana, de 12 a 16 de outubro, será a vez da Regional Sul; na terceira semana, de 19 a 23 de outubro, na Regional Leste e, na última semana do mês, de 26 a 30 de outubro, será na Regional Oeste.

O secretário de Saúde do município, Ary Soares Junior, afirmou que a campanha é importante e a Prefeitura busca integrar esse esforço de conscientização da população:

“Queremos que na rede pública de saúde da capital, a divulgação de informações e orientações para o auto-exame entre as mulheres seja massificada, pois dessa forma, detectando o nódulo precocemente, é possível buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidades de cura", enfatizou.

Em Cuiabá já existe um Centro de Referência de Saúde da Mulher para o Tratamento de Doenças Genitais Inferiores, em funcionamento desde o último dia 23 de setembro.

O serviço é coordenado pela Diretoria de Atenção Secundária e integra o Programa de Planejamento Sexual e Reprodutivo de Cuiabá, do Ministério da Saúde.

“Neste primeiro momento estamos realizando o diagnóstico diferenciado e tratamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino, mas, a partir de 2016, estaremos também atendendo os pacientes de câncer de mama”, explicou Rosiane Fátima Leite Brandão Laranja, uma das responsáveis técnicas do programa.

Na unidade, as mulheres têm acesso à avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento além de Ações de Planejamento Sexual e Reprodutivo. Durante o Outubro Rosa, a unidade também terá programação diferenciada.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA - 2014), mais de 600 novos casos de câncer de mama deverão ser diagnosticados em Mato Grosso, sendo 470 em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de mais de 57 mil novos casos da doença.

Além disso, cerca de quatro em cada cinco casos registrados são após os 50 anos de idade. Já no caso de câncer de colo de útero, a estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense.

A campanha

Nascido nos Estados Unidos em 1990, o Outubro Rosa se espalhou pelo mundo e busca alertar a sociedade em geral, e principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O nome – Outubro Rosa – se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet