Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

fique atento

Com a chegada do verão excesso de filtro solar pode causar conjuntivite tóxica

Com a chegada do verão excesso de filtro solar pode causar conjuntivite tóxica
A chegada do verão, aumento da temperatura por conta da maior incidência de raios solares sobre Terra, aliados às férias escolares onde se tornam mais frequentes banhos de piscina e cachoeira, pede um reforço no uso de protetores solares. Porém, especialistas alertam para um problema frequente nesse período causado justamente pelo excesso do produto que, em contato com globo ocular, pode causar conjuntivite tóxica.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, além da aplicação em excesso, a evaporação do produto e transpiração também favorecem a penetração nos olhos, que pode causar conjuntivite tóxica. A conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana que recobre as pálpebras e a superfície dos olhos, é a doença ocular mais freqüente no verão. Resulta de processos alérgicos, contaminação por bactérias, vírus ou substâncias químicas.

Com umidade relativa do ar beirando 12%, esteticista dá dicas de como amenizar ressecamento da pele


Os principais sintomas da doença são coceira, olhos vermelhos, pálpebras inchadas, sensibilidade à luz e lacrimejamento aquoso e transparente. Um levantamento feito pelo médico aponta que a conjuntivite tóxica, causada pela sensibilidade ao contato com produtos químicos, representa 20% das ocorrências no calor. “O filtro solar responde por 46% dos casos, bronzeadores por 39% e a maquiagem por 15%.

Para prevenir, recomenda evitar o uso excessivo de filtro solar, cremes ou maquiagem, enxugar o suor na área dos olhos com lenços descartáveis e lavar os olhos abundantemente sempre que ocorrer penetração nos olhos. Quando a doença já está instalada a recomendação é interromper o uso do agente causador e, não desaparecendo os sintomas, procurar por um médico especializado antes de aplicar qualquer colírio nos olhos.

CUIDADOS PREVENTIVOS NO VERÃO

No calor crescem os casos de conjuntivite bacteriana e viral que são altamente contagiosas. Queiroz Neto explica que quando a secreção ocular é pastosa e amarelada indica conjuntivite bacteriana, enquanto a viral apresenta uma secreção transparente e viscosa. Ele diz que as principais causas da contaminação por vírus ou bactéria são as aglomerações e água contaminada de piscinas ou praias que facilitam o contágio. Nesta época do ano, comenta, também é recorrente a conjuntivite alérgica em que a secreção é transparente e aquosa.
As principais dicas do médico para proteger os olhos no verão são:

• Evite excesso de filtro solar, bronzeador ou maquiagem.
• Proteja a região dos olhos com óculos solar que tenha filtro UVA e UVB
• Lave os olhos em casos de penetração de substâncias químicas.
• Na exposição ao sol enxugue a transpiração ao redor dos olhos com toalhas descartáveis.
• Lave com freqüência o rosto e as mãos.
• Não compartilhe produtos de beleza, toalhas de rosto ou colírios.
• Evite coçar ou levar as mãos aos olhos.
• Use óculos de mergulho para nadar e óculos de proteção para trabalhar com produtos químicos.
• Não use colírios sem prescrição médica.
• Interrompa o uso de produtos que causam desconforto nos olhos.
• Substitua as lentes de contato por óculos na piscina ou praia.
• Evite usar receitas caseiras sem conhecimento de seu médico.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet