Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Dia da luta contra o câncer

Dermatologistas de MT farão mutirão de exames para diagnosticar câncer de pele neste sábado

Foto: Reprodução/Ilustração

Dermatologistas de MT farão mutirão de exames para diagnosticar câncer de pele neste sábado
O câncer pode ser causado por diversos fatores, sejam eles internos ou externos. Os com causas externas, como por exemplo o câncer de pele e de pulmão, podem ser evitados com precauções como usar protetor solar e parar de fumar. No entanto, mesmo com a possibilidade de prevenção, as estatísticas de câncer de pele são assustadoras no Brasil.

Leia maisNovembro Azul é dedicado a conscientização do cancêr de próstata

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os casos de câncer de pele chegam aos 140 mil somente este ano.

Por conta disto, neste sábado (30), os dermatologistas vão se mobilizar para uma das maiores campanhas médicas do país. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá no “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” um dia inteiro dedicado a examinar a população para prevenção e diagnóstico da doença.

“Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações de conscientização sobre a doença e auxiliarmos na prevenção desse tipo de câncer mais comum no Brasil”, afirma a presidente da SBD, Denise Steiner.

Em Mato Grosso as ações serão realizadas nas cidades de Cuiabá, no Hospital Universitário Julio Muller, em Sinop, no Centro de Especialidades Médicas e em Rondonópolis, no Ambulatório de Dermatologia do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (CEADAS).

Entre 09h e 15h, o paciente será submetido à avaliação clínica e se for diagnosticado com câncer da pele será encaminhado para tratar a doença. Quem for a um desses postos terá acesso a palestras informativas e receberá folders com informações sobre a doença e sobre proteção solar "Todos dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%", explica Dr. Marcus Maia, Coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele.

O exame preventivo para câncer da pele nos postos montados será totalmente gratuito e resolutivo, pois quem receber o diagnóstico de Câncer de Pele será encaminhado para tratamento, também gratuito, em centros de referência indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet