Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

pesquisa

Mestranda da UFMT investiga agravos respiratórios em profissionais de salões de beleza

Foto: Reprodução/Adival B. Pinto

Mestranda da UFMT investiga agravos respiratórios em profissionais de salões de beleza
Muito se produz na academia, coisas que nem imaginávamos são temas de pesquisa. “A prevalência de agravos respiratórios em profissionais de salão de beleza da cidade de Cuiabá – Mato Grosso, no ano de 2013” é a dissertação da mestranda Lillian Bolonheis Garcia, que será apresentada nesta sexta (21), às 14h30.

A mestranda faz parte do Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e defenderá o trabalho na sala 18 do ISC. Os professores Clovis Botelho (orientador), Hermano Albuquerque, Lenir Vaz Guimarães e Maria Silvia Amicucci fazem parte da banca examinadora.

Entenda o projeto

Doenças Ocupacionais Respiratórias são doenças que acometem o sistema respiratório e cujo surgimento tem estreita relação com o ambiente de trabalho. Diversas substâncias encontradas nos locais de trabalho podem causar agressões às vias respiratórias.

De acordo com a mestranda, vários produtos utilizados em salões de beleza são conhecidos por serem alergênicos e potencialmente cancerígenos e estudos apontam para uma associação entre exposição ocupacional a produtos químicos em salões de beleza e agravos respiratórios.

Objetivo do projeto é analisar a prevalência de agravos respiratórios em profissionais de salão de beleza da cidade de Cuiabá, no ano de 2013. Os métodos utilizados são estudos transversais envolvendo 430 profissionais de salões de beleza localizados no município de Cuiabá e registrados na Junta Comercial do Estado do Mato Grosso.

Para a coleta dos dados, a mestranda utilizou um questionário e realizou a espirometria para avaliar a função pulmonar dos indivíduos entrevistados. Para a análise dos dados, foram realizadas análises descritivas, bivariada e regressão múltipla de Poisson utilizando os programas SPSS e STATA.

Resultados encontrados

De acordo com Bolonheis, os profissionais pertenciam em sua maioria ao sexo feminino (86,5%), com idade média de 36,5 anos. A prevalência de alteração da função pulmonar foi de 9,2%, sendo 3,8% classificados como distúrbio ventilatório obstrutivo, e a prevalência de sintomáticos respiratórios foi de 88,8%.

Ela também encontrou ao longo de sua pesquisa associações entre função pulmonar alterada e baixo nível de escolaridade, presença de doença respiratória, tempo de profissão/exposição e a presença de exaustor no ambiente de trabalho.

“A análise múltipla revelou que a prevalência da função pulmonar alterada é maior naqueles que possuem doença respiratória, baixo nível de escolaridade e maior jornada de trabalho. Conclusões: A prevalência de distúrbios ventilatórios em profissionais de salão de beleza é importante e é maior naqueles que possuem doença respiratória, baixo nível de escolaridade e maior jornada de trabalho”, escreveu a mestranda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet