Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

avanços tecnológicos

Policiais Militares utilizam aplicativo para fiscalizar trânsito

Foto: Reprodução/Ilustração

Policiais Militares utilizam aplicativo para fiscalizar trânsito
A tecnologia está auxiliando em diversas áreas do conhecimento, entretenimento e educação. E, desde esta terça-feira (15), virou instrumento para desenvolver a segurança. A Polícia Militar de Mato Grosso incorporou novo sistema de tecnologia android para ajudar nas fiscalizações de trânsito.

Leia mais: Veja os corpos celestes em detalhes através de aplicativo no seu celular; Baixe aqui
Fenômeno raro: Eclipse total da lua poderá ser visto de Mato Grosso de segunda para terça

Com o novo sistema “o policial deixará de atuar de maneira manual para trabalhar de forma eletrônica, com uso de um aplicativo específico, instalado em 100 smartphones”, explicou o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, capitão Edson Carvalho Junior. A aquisição da tecnologia foi feita por meio de uma parceria entre a PM, a Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e empresa de telefonia Oi.

De acordo com o capitão Carvalho, foram empregados cerca de R$ 350 mil na aquisição da tecnologia e no treinamento de todo o efetivo do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), responsável pela aplicação das multas.

O comandante adjunto do BPMTran, Mariowillian Ribeiro, também esclarece que “com o sistema talonário eletrônico haverá uma redução no processo de tramitação da multa, no qual o policial, o sistema de informação do Detran e empresa contratada para envio das multas necessitavam de três dias para concluir todo o processo, da aplicação ao envio da multa ao cidadão infrator”.

O coordenador de TI da PM explica que somente os 100 smartphones, até então estão habilitados para aplicar a multa. “Por meio do aplicativo, o policial poderá, além de aplicar a multa de maneira mais rápida e segura, anexar fotos ao sistema como evidência da infração. Esse novo sistema vai refletir diretamente na redução de recurso abertos junto ao Detran”, disse o capitão Carvalho.

Para ele, há outra questão positiva com a implantação da tecnologia: “o policial terá, a qualquer momento, a possibilidade de consultar veículos e condutores. E isso reduzirá a enorme demanda existente de consultas via rádio comunicação, feita por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp”.

O treinamento de Administração e Uso do Sistema Talonário Eletrônico, aplicado aos 100 policiais BPMTran, foi realizado entre os dias 07 e 11 deste mês, no Comando Geral da PM, em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet