Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Site dos EUA é alvo de ataque vindo da China

O GitHub, um popular site norte-americano para programadores, completou nesta segunda-feira (30) o quinto dia sob um ataque para tentar tirar a plataforma do ar. A onda de tráfego que tenta derrubar o serviço parte do navegador chinês Baidu, informou o jornal “Wall Street Journal”.

Para os especialistas ouvidos pela publicação, a ação é uma tentativa do governo da China de tirar do ar ferramentas que minem sua estratégia de censurar a internet no país. O ataque enfrentado pelo GitHub é o DDoS (Ataque de negação de serviço), em que um serviço online recebe tantas solicitações de acesso que não consegue responder a todas e acaba caindo.

O início do golpe foi percebido pelo sistema de status do próprio GitHub, que, na quinta-feira (26), tuitou: “Nós identificamos e mitigamos um ataque DoS que estava impactando nosso serviço. O serviço está se recuperando e nós estamos monitorando a situação”. As investidas continuaram até, pelo menos, a madrugada desta segunda.

Segundo o jornal “WSJ”, o alvo da ação eram duas páginas na plataforma, que hospedava duas páginas banidas na China. Uma delas é “Greatfire.org”, que aponta quais serviços são banidos pelo governo Chinês e indicam técnicas para burlar a censura. A outra é uma cópia do site do jornal “New York Times” em chinês.

“Baseado nos reportes que recebemos, nós acreditamos que a intenção desse ataque é nos convencer a remover uma classe específica de conteúdo”, informou o GitHub, na sexta (27). Para a empresa, o ataque empregava “algumas técnicas sofisticadas que usavam o navegador na web de pessoas não envolvidas e que não desconfiavam para inundar ‘github.com’ com altos níveis de tráfego”.

O Baidu informou ao “WSJ” não estar envolvido nem que seus sistemas foram invadidos. “Depois de uma inspeção cuidado pelos engenheiros de segurança do Baidu, nós descartamos a possibilidade de problemas de segurança ou de ataques de hackers aos nossos produtos.”

A suspeita de que, na verdade, as autoridades chinesas é que estão por trás do golpe foi levantada por especialistas. Segundo Mikko Hyponen, chefe de pesquisa da F-Secure, hackers chineses não poderiam manipular grandes volumes de tráfego pela infraestrutura da web do país sem a anuência ou o envolvimento do aparato governamental, notadamente a Administração do Ciberespaço da China. “Tinha que ser alguém com a habilidade de adulterar todo o tráfego de internet vindo da China”, disse.

Nota de esclarecimento 

O Baidu informa que, por precaução, solicitou a seu time de engenharia que verificasse se, eventualmente, qualquer ferramenta ou software da empresa foi usado, por terceiros, para praticar acessos simultâneos ao site GitHub.

Após minuciosa inspeção feita por um time de dezenas de engenheiros, nenhuma ocorrência foi encontrada. A empresa informa, ainda, que está em contato com organizações de segurança cibernética para colaborar com a solução de qualquer anormalidade no acesso a sites internacionais dentro da internet chinesa.

O Baidu reforça que, em seu país de origem, atua como serviço de busca e contribui para ajudar os usuários a encontrar as informações e serviços que eles pesquisam. O Baidu não provê serviços de infraestrutura e de telefonia.


Sobre o Baidu

Baidu Inc. é o principal provedor de pesquisas na internet em língua chinesa e o segundo maior serviço global de buscas do mundo. Fundado em 2000, além de atender usuários individuais que navegam na internet, o Baidu também oferece plataformas de publicidade digital e, desde 2005, tem suas ações listadas na NASDAQ Global Select Market sob o símbolo "BIDU".



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet