Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

zero bala

Paciente submetido a cirurgia cardíaca inédita em Mato Grosso recebe alta

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Seu Ivo depois de receber alta

Seu Ivo depois de receber alta

Depois da cirurgia inédita realizada no final do mês de julho, Ivo Nunes de Siqueira, 77, afirma que está “zero bala”. Paciente cardíaco, ele já havia passado pelas operações tradicionais antes de ser realizado o ‘transapical’, procedimento para troca de válvula aórtica pela ‘ponta do coração’.

Leia mais:

Cirurgia cardíaca 'alternativa' é realizada pela primeira vez em MT com auxílio de médico italiano

O aposentado tem 77 anos e passou 50 dias internado em decorrência dos problemas cardíacos. Ele foi o primeiro paciente do estado de Mato Grosso submetido a esse tipo de cirurgia, efetuada por uma equipe de cirurgiões do Hospital Santa Rosa.

De acordo com a assessoria do hospital, a cirurgia constituiu em um pequeno corte, de cerca oito centímetros, no lado esquerdo do peito, através do qual foi possível alcançar a ponta do coração e então implantar a nova válvula. Neste caso, não foi preciso parar o coração e usar circulação extra-corpórea, como acontece no procedimento tradicional. 

“Sou extremamente grato a Deus, a minha família e a todos os profissionais envolvidos na minha recuperação. Também me sinto honrado em ter sido o primeiro submetido a essa cirurgia. A evolução da medicina é fantástica e hoje podemos ter acesso a muitas tecnologias aqui mesmo em Cuiabá, sem precisar ir para outro estado ou até outro país”, afirma o paciente.

Alex Celullare, cirurgião cardiovascular do Santa Rosa, explica que a cirurgia convencional é o procedimento padrão para o tratamento da doença, e a técnica transapical é indicada para casos excepcionais:

“O paciente Ivo já havia sido submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio e apresenta diversos fatores que impediriam uma cirurgia cardíaca convencional, como uma importante calcificação em toda a sua aorta. Além disto, é portador de aneurismas de aorta abdominal, fato que impedia que o procedimento fosse realizado pela virilha. A única opção para ele era implantar a nova válvula por meio da cirurgia transapical”, detalhou.

Participou da cirurgia também o médico italiano Davide Gabbieri, cirurgião cardíaco especialista em cirurgia da válvula aórtica transapical: “Vim da Itália especialmente para auxiliar a equipe na execução do procedimento. Espero que o Hospital Santa Rosa seja brevemente reconhecido como referência nesse tipo de cirurgia, pois oferece menor mortalidade e aumenta a qualidade de vida de pacientes com estenose na valva aórtica cuja cirurgia não é recomendada”, destacou o médico.

Ivo começou a ter problemas cardíacos em 1995: “Tive o meu primeiro infarto em 1996. No ano seguinte precisei ir para São Paulo operar o coração. Em 1999 sofri um AVC. Desta última vez, sentia muita falta de ar e vim para o hospital porque estava com meu pé muito inchado, logo suspeitaram de erisipela. A médica plantonista achou melhor me internar e, após alguns dias e alguns exames, foi diagnosticada a estenose aórtica”.

Com três filhos e sete netos, ele é advogado e trabalhou por quase quarenta anos como Procurador Federal e Fiscal de Caça e Pesca do IBAMA. Agora, quer se dedicar à família, ao direito e à Sociedade Caritativa e Humanitária.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet