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21/10/2013 - 16:00

Avenida Parque do Barbado irá integrar motoristas, ciclistas e pedestres; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Avenida Parque do Barbado irá integrar motoristas, ciclistas e pedestres;  fotos
Integração. Esta é a proposta na avenida Parque do Barbado – que será o caminho usado pelas seleções para acessar o Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT -, localizada entre a av. Fernando Corrêa da Costa e a Archimedes Pereira Lima. A via que tem aproximadamente 1,7 km ganhará ciclovias e vai promover o convívio de ciclistas, pedestres e motoristas, além de trazer uma maior fluidez para o trânsito da região.

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“O projeto trouxe o conceito de avenida-parque, que inclui pista de caminhada ao lado da pista de rolamento, ciclovia e paisagismo. Além de ser utilizada para melhorar o trânsito, a via também trará opções de lazer à comunidade, já que a ciclovia também tem esse propósito”, disse o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio.

Quem desejar acessar a avenida terá de fazer a rotatória embaixo do viaduto da UFMT. Os condutores também poderão usá-la para acessar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta é que o trânsito flua melhor para quem vá em direção ao Tijucal.

A obra que está orçada em 23 milhões terá terá 30 metros de largura e uma extensão aproximada 1,7 Km, sendo que ao longo de um trecho de aproximadamente 800 metros do canal será fechado utilizando células de concreto armado.

“A canalização do córrego é feita com células de concreto/bueiros celulares. O processo de construção começa primeiro com a escavação do terreno, segundo a regularização do fundo do canal e execução de um lastro (base) de pedra rachão (pedra tipo brita em tamanho maior). O lastro serve como uma base regular, com um suporte necessário além de contribuir para rebaixamento do lençol freático e, por último, uma camada de concreto para da implantação dos bueiros celulares”, explicou Sampaio.

Além disso, mais 4,8 km de ciclovias serão construídos no local totalizando 6,6 km de faixa exclusiva para os ciclistas – já existem 1,8 km.

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por CMC, em 21/10/2013 às 22:49
E O ESGOTO CONTINUA SEM COLETA E TRATAMENTO! E NINGUEM QUESTIONA ISSO. PENSO EU QUE O DINHEIRO GASTO AÍ DARIA PRA TRATAR ESSE ESGOTO AÍ!
por Daniel, em 21/10/2013 às 20:35
Além dos pontos citados pelos caros leitores, gostaria de destacar o enfoque que as ciclovias estão tendo, sobretudo em MT: bicicletas aqui são encaradas como LAZER. Não se vê que a utilização por parte de trabalhadores ou pessoas deslocando-se de um lugar para outro é um meio de transporte e está acima e é mais importante do que o lazer. O Silvio está certo: Acorda, Cuiabá! Ciclovia jááá!!!
por Paulo Luz, em 21/10/2013 às 20:31
Ótima a ciclovia, ainda mais pra quem tiver em suas bikes asas acessórias para chegarem até lá sem ter que enfrentar as ruas e avenidas em péssimo estado, mal sinalizadas, repletas de motoristas mal-educados e com uma fiscalização RIDÍCULA. Quero muito mais! CICLOVIA NA FERNANDO CORRÊA, AV. DO CPA E MIGUEL SUTIL JÁ!
por Silvio, em 21/10/2013 às 18:10
O ciclista vem da Av. Arquimedes Pereira Lima pela ciclovia (se for recuperada...)e acessa a Parque do Barbado pela ciclovia. Ótimo! Mas aí ele chega na Av. Fernando Correa da Costa e tem que "lutar" contra carros, caminhões e ônibus para seguir viagem. O ideal seria que a Fernando Correa tivesse uma ciclovia. Assim como a Av. Miguel Sutil, a Av. Beira Rio, Av. dos Trabalhadores, Av. Jurumirim... Acorda Cuiabá! Ciclovia já!
por Renato Snowareski Gomes, em 21/10/2013 às 17:20
Uma correção. Os 1.8km "existentes" na archimedes estão completamente deteriorados, sendo obrigatória sua recuperação. Apesar de contemplar os ciclistas, a nova via (parque do barbado) é insuficiente para atender a demanda. O grupo Ciclovia Já! segue na luta por mais respeito aos ciclistas, por parte do governo. Precisamos de ciclovias nas principais vias de Cuiabá, para que possamos nos deslocar ao trabalho em total segurança e também possamos encorajar novos ciclistas a adotarem o modal mais sustentável do mundo moderno.
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