Notícias / Mobilidade Urbana

25/09/2013 - 08:35

Crea constata risco de deslizamento na encosta do viaduto do Despraiado

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Crea constata risco de deslizamento na encosta do viaduto do Despraiado

Crea constata risco de deslizamento na encosta do viaduto do Despraiado

Perigo de deslizamento. Esta é a situação de uma encosta próximo ao viaduto do Despraiado na capital. O corte realizado pela empresa que está levantando o viaduto está colocando em risco moradores do bairro Santa Helena e caso haja uma forte chuva, tudo pode vir abaixo.

Veja mais:
Inauguração do viaduto do Despraiado não sai e Guimarães vai chamar imprensa
Viaduto do Despraiado não será mais a primeira obra inaugurada da Copa

Não há vegetação no barranco e a descida é íngreme o que pode resultar em um grande estrago para a região além de vítimas. Os quintais das casas ficam próximos a esta encosta que pode deslizar.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) realizou uma inspeção no local e constatou que o corte colocou a rocha em exposição, abrindo a possibilidade de deslizamentos na época das chuvas.

Se uma contenção tivesse sido feita anteriormente com a correção da instabilidade do talude (corte), não haveria o risco. Para corrigir o erro um muro de arrimo tem de ser construído o que deve gerar um alto custo.

A obra seria a primeira entregue na capital, porém sofreu várias alterações nas datas e ainda não se sabe quando estará realmente entregue, com este problema a inauguração pode demorar ainda mais.

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu explicações a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) sobre o estado do local. Os moradores não escondem o medo de perderem suas casas em prol do ‘progresso’ da cidade. As casas já apresentam fissuras e os muros estão se deslocando por conta da intervenção.

Secopa - O secretário de Infraestrutura da Secopa, Alysson Sander, recebeu os moradores e após uma reunião de portas fechadas, prometeu a realização de um estudo e os resultados apresentados em no máximo um mês. Ele afirmou que “queremos esclarecer toda a situação, pois eles querem continuar morando no local. Então vamos começar um novo estudo que atenda as necessidades dos moradores”.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por Taissa, em 12/11/2013 às 14:50
A foto acima é um terreno, o qual pertence a uma construtora da cidade. O corte do morro nesse terreno foi executado muito antes das obras começarem e nunca foi tomada nenhuma atitude pra melhorar isso, ou seja, nesse caso é responsabilidade da construtora proprietária do terreno de tomar providências... Já no caso do morro que desmoronou, esse sim é responsabilidade do consórcio.
por Sérgio, em 25/09/2013 às 19:36
Da mesma forma que Cuiabá não foi planejada e sim invadida, os secretários e políticos também invadiram o poder ou enganaram os eleitores que são capazes de administrar obras que precisam de pessoas responsáveis, esse problema no talude seria resolvido com um muro de arrimo que na época sem chuvas é simples de fazer, claro que com esse tal de estudo e decisão sobre a execução vai começar a chover antes de uma solução definitiva, sinto muito pelos moradores que assim como eu se sentem num caldeirão fervente queimando as nadegas.....
por Juca, em 25/09/2013 às 13:31
Essa obra é do LELE LEVI, ex-vereador ...
por Lenice, em 25/09/2013 às 13:27
ISSO OCORREU POR ALTA DE PLANEJAMENTO DA SECOPA. HOUVE CORTE AVANÇADO PARA O BARRACO ALEM DO PLANEJA, PORTANTO HOUVE ERRO POR PARTE DOS ENGENHEIROS DA OBRA, POIS ANTES DAS OBRAS COMEÇAREM NO VIADUTO AS FAMILIAS FORAM CHAMADAS PELA SECOPA E A EQUIPE GARANTIAM AOS MORADORES QUE NÃO IRIA OCORRER DESAPROPRIAÇÃO E QUANDO A OBRA CHEGOU NO FINAL, ELES DISSERAM AS FAMÍLIAS QUE AGORA, SOMENTE AGORA APRESENTA RISCO.
por revoltado, em 25/09/2013 às 12:32
SINCERAMENTE EU TENHO MEDO DE PASSAR POR ESSES VIADUTOS. AQUI TUDO É FEITO DAQUELE JEITO....NAS COXAS...E NOSSOS ADMINISTRADORES CADA VEZ MAIS RICOS....TOMA POVO...ACORDA!!
por felipe, em 25/09/2013 às 12:16
concreta essa porra, até eu que não sou engenheiro sei disso, esses caras são brincadeira hein
por Jorge Souza, em 25/09/2013 às 12:13
Isso comprova o despreparo e a falta de competência dos engenheiros da SECOPA, CREA-MT e do consorcio responsável pela construção do Viaduto do Despraiado. Passo por aquele trecho todos os dias, e mesmo sem ainda chover já está ocorrendo alguns pequenos desmoronamentos imagina com a Chuva? Aquele Viaduto já virou piada e agora está se tornando um risco ao moradores do entorno. Irresponsabilidade e incompetência!
por eurides, em 25/09/2013 às 10:43
E ai Valter rabelo aqui voce não tem nada a dizer será que vai ser preciso o Kajuru vir mostrar também
por Geólogo, em 25/09/2013 às 10:15
Parabéns ao Geólogo Mário Calvacanti da CPRM e conselheiro do CREA pelo trabalho, a SECOPA deveria ter um corpo técnico de todos profissionais e o geólogo é um deles, toda obra com escavação que se preza tem estudo geológico-geotécnicos apurados, para diminuir custos e salvar o patrimônio e a vida dos outros, agora resta fazer um contenção mais cara que o viaduto, parabéns SECOPA pela incompetência ou competência adequirida depois de muito erros.
por TATU, em 25/09/2013 às 09:18
Se caso a chuva forte venha, o que vai ficar em pé nesses buracos executados e não terminados em Cuiabá, vamos atrás de ADITIVOS o mais rápido possível e distribuir aos engravatados Se para fazer uma análise dura 30dias, quantos dias será para entregar o serviço correto. Inadmissível não ter visto isso antes...
Sitevip Internet