Notícias / VLT

30/10/2013 - 13:50

Vistoria detecta que apenas o trecho Aeroporto-Porto do VLT deve ficar pronto para a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Vistoria detecta que apenas o trecho Aeroporto-Porto do VLT deve ficar pronto para a Copa
A princípio com sua previsão de entrega para março de 2014, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos pode demorar mais do que imaginam os pessimistas. A empreiteira responsável pela obra – consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – e o Governo do Estado devem elaborar um novo cronograma para a entrega do modal e isso implica em ir aquém do esperado. Está sendo cogitada a entrega de apenas um trecho, ligando o Aeroporto de Várzea Grande ao Porto, em Cuiabá e não mais uma linha – aeroporto-CPA – como admitiu o governador Silval Barbosa.

Leia mais:
Especialista aponta que VLT custará quase R$ 3 bi e só ficará pronto em 2015
Sistema de ônibus terá que melhorar para conexão com o VLT, avisa Mauro Mendes

A possibilidade de conclusão da obra após a Copa já foi admitida pelo governador do Estado, Silval Barbosa, que dizia acreditar na entrega de pelo menos uma linha na íntegra – Aeroporto-CPA. Entretanto, despontou a possibilidade de redução desse trecho na visita feita pelos deputados da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transporte da Assembleia Legislativa, às obras do VLT em Várzea Grande. Eles estiveram acompanhados do engenheiro da Secopa, André Luis Bento, que fez esclarecimentos sobre a intervenção.

A comissão constatou que ‘somente por um milagre’ a construtora conseguirá cumprir o contrato a tempo da Copa do Mundo, conforme contrato com o Governo. Também é improvável a entrega de uma linha até junho, quando acontece a Copa do Mundo em Cuiabá’. O deputado Sebastião Rezende ressaltou que os deputados têm cobrado mais celeridade para que o máximo possível dessa obra possa ser entregue antes do Mundial.

“Existe um estudo sendo feito pelo consórcio construtor e o Governo do Estado para estabelecer novas datas para entrega do VLT”, informou o engenheiro André Luis, que não entrou em detalhes sobre prazos e volume da obra a ser entregue.

O ‘enxugamento’ da linha Aeroporto-CPA é uma possibilidade real, na visão dos representantes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) que integraram a comitiva de visita às obras na terça-feira.

No entanto, o que mais preocupou o engenheiro do CREA, André Schuring, é a aplicação do material nas obras. “Notamos presença de materiais que podem apresentar risco. Felizmente, a empreiteira já atuou na substituição desses ítens”, revelou. Schuring informou que engenheiros que permitirem erros deverão ser responsabilizados. “Terão que responder pelas falhas através de processo administrativo e podem até perder o exercício profissional”, avisou.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "26"

por NELSON DA MATA, em 31/10/2013 às 14:19
Olhar Direto, primeiro vejo a notícia de outros sites, só depois venho aqui conferir, pois acredito muito na credibilidade deste veículo de comunicação, más acredito que devemos copiar dos sites maiores tipo UOL, onde os comentários são votados. Acredito que Vcs deveriam fazer a mesma coisa, não estariam infringindo nada apenas melhorando....Abraços.
por José Bonifácio, em 31/10/2013 às 10:54
Cadê os falastrões que nos chamavam de derrotistas, do contra, pau rodado, negativistas etc, quando comentávamos que as obras do VLT e outras não ficariam prontas até a COPA? Creio que agora estão vendo né, por isso não manifestam mais em favor da péssima gestão do governador, SECOPA e demais envolvidos no assunto. E vamos par 2014 passar vergonha nacional, com os infelizes mato-grossenses do sul rindo à nossa cara!
por O POVO, em 31/10/2013 às 09:58
GOSTEI DESSA... CHAMA A CONSTRUTORA DA HAVAN QUE RESOLVE TUDO RAPIDINHO.... KKKkkkk BEM LEMBRADO!!!
por Mauricio, em 31/10/2013 às 09:54
Meus pais e irmãos já não moram mais em Cuiabá pois antes levamos 30 minutos para chegar no emprego e agora são 1:30h.Estão no interior vivendo bem e sem estresse.Enquanto eu ainda tenho que conviver com essas obras que demoram anos para concluir com 10 15 trabalhadores nos canteiros batendo papo e tomando café, haja café, porq sempre estão tomando e dando gargalhadas.Abre um bucaco ali outro aqui passa uma telinha e deixa lá meses sem mexer e a população vai se apertando pelos desvios e se estressando.Chupa Campo Grande a Copa é nossa!Agora eles devem estar rindo da nossa cara enquanto trafegam livremente pelas ruas da cidade. Ah mais é uma evolução de 30 anos para Cuiabá, verdade do jeito que anda vai uns 30 anos mesmo, vai dar na mesma.
por Claudio, em 31/10/2013 às 09:53
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por jose a silva, em 31/10/2013 às 09:18
E VAI ACONTECER O QUE NÓS, VULGOS PROFETAS DO CAOS, JÁ SABÍAMOS: "E ELES NÃO DERAM CONTA DOS COMPROMISSOS FIRMADOS E NÃO CUMPRIRAM COM A PALAVRA EMPENHADA OU SEJAM, SÃO INCOMPETENTES",
por Paulo, em 31/10/2013 às 08:49
A bem da verdade é que falta Administração(Planejamento).
por BERTANO, em 30/10/2013 às 22:15
A VERDADE É QUE ESSAS OBRAS DA COPA NÃO TEVE PLANEJAMENTO NENHUM, FORAM SENDO FEITAS ATRAVES DE ACORDOS NA CALADA DA NOITE, SEM NENHUM CRITERIO, AGORA QUE ESTA PRATICAMENTE FALTANDO POUCOS MESES PARA O MUNDIAL VEM ENGENHEIROS DO CREA DIZER O QUE QUALQUER LEIGO QUE NÃO ENTENDE DE CONSTRUÇÃO CIVIL JÁ SABIA. PORQUE O CREA NÃO EFETUOU VISITAS MENSAIS NESSAS OBRAS DESDE QUANDO COMEÇOU O LANÇAMENTO, E AGORA COMO FICA A CIDADE TODA DESTRUIDA EM TODOS O CANTOS, E O POVO SOFRENDO COM TODOS ESSES TRANSTORNOS ACREDITANTO NAS MENTIRAS DO GOVERNO E SEUS SECRETARIOS.
por Maraisa, em 30/10/2013 às 22:03
Como podemos acreditar neste Governo, como? Demos confiança, cortaram todas nossas árvores nos canteiros centrais, acabaram com tudo dois anos atrás e nada, não tem previsão de ficar prontos, vergonha deste Governo, muita!!!
por maria clara, em 30/10/2013 às 21:09
Obra entre a rotatoria da Vila Militar e o desvio no Sta Isabel estão paradas há meses (uns 6). Se não vai fazer nada senhor governador, não esburaque mais a cidade, porque buracos já temos demais!
Sitevip Internet