Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Enipec 2010

Prado encerra evento pedindo pressão sobre o Código Florestal

05 Mai 2010 - 23:00

Da Redação - Thiago Itacaramby - Especial para o Olhar Direto

O presidente da Famato, Rui Prado, encerrou no fim da tarde dessa quarta-feira (5), a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec), realizado desde o início da semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Segundo a organização, cerca de duas mil pessoas participaram durante os três dias de evento.


O grande recado deixado pela organização do Enipec é a mobilização do setor perante a votação do novo Código Florestal Brasileiro. Além disso, celeridade no processo de zoneamento ambiental de Mato Grosso.

Foram apresentadas as demandas do setor produtivo mato-grossense, dando ênfase para a questão ambiental. Ao total, nove cadeias produtivas tiveram destaque durante os três dias de evento. Conforme Prado, todas as discussões serão encaminhadas aos pré-candidatos à República.

“Precisamos fazer valer o Programa de Regularização Fundiária do Estado, o MT Legal. Outro ponto fundamental para nosso Estado é a aprovação pela Assembléia Legislativa do projeto do Zoneamento Sócio-econômico Ecológico (ZSEE). São instrumentos legais que, apesar de não serem ideais sob o nosso ponto de vista, são essenciais para manter os produtores rurais na legalidade”, argumentou o presidente da Famato.

O ponto forte de todas as discussões é a aprovação do texto do novo Código Florestal, que possibilitará a revisão de percentuais que definem as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais. “Embora muitos pontos ainda estejam sendo discutidos pelos deputados federais, o que posso adiantar é que defendemos a flexibilização do tamanho das Reservas Legais”, revelou Rui Prado.

Por outro lado, o presidente da Famato cobrou mais iniciativas por parte do governo federal quanto atração de mais investimentos que permitam a implantação de uma logística multimodal capaz de cortar o Estado de norte a sul e de leste a oeste. O incentivo ao comércio eletrônico de carnes e a instituição de uma política de subsídios para a compra de insumos fundamentais para a atividade pecuária, como calcário e fósforo, são outros pontos estratégicos.

Para o coordenador geral do Enipec 2010, Luiz Carlos Meister, o evento supriu todas as expectativas. Segundo ele, houve um engajamento de todo o público envolvido. “Após a identificação da demanda de cada região do Estado, estamos achando soluções e é isso que aconteceu nos cursos técnicos”, apontou.

Sua avaliação em relação à pecuária no Estado, Meister disse que os principais desafios são – a concentração de frigoríficos; preço inadequado; logística ambiental e ausência da aprovação do código florestal.

Atualmente o Estado conta com mais de 27 milhões de cabeças de gado. Há dez anos era algo em torno de 15 milhões de animais. Com informações da assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet