Olhar Direto

Segunda-feira, 03 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Escola de Nova Xavantina realiza práticas de combate a Dengue

Antecipando a Campanha Nacional de Combate a Dengue lançada em novembro pelo Ministério da Saúde, estudantes da Escola Estadual Coronel Vanique, em Nova Xavantina, saem a campo promovendo junto à comunidade municipal práticas preventivas de combate à epidemia.


A iniciativa é realizada pelos professores da área de Ciências, com apoio da coordenadora pedagógica Alba Valeriano Leão Braun. Elas levaram estudantes a visitarem as casas em torno da escola orientando os moradores sobre práticas simples para evitar a proliferação do mosquito. As visitas na vizinhança da escola se deram com vistorias nos quintais para verificar os prováveis locais de infestação do mosquito como caixas d’águas destampadas, acúmulo de lixo e garrafas e pneus armazenados inadequadamente.

Segundo a coordenadora da Escola, professora Alba Braun, a ação foi incentivada por um apelo da Secretaria de Saúde do Município, com objetivo de reduzir os índices da doença registrados no município. Conforme as estatísticas municipais, entre 1 de janeiro e 11 de novembro de 2010, 219 casos notificados, sendo dois deles de conhecimento da escola, como de dengue hemorrágica. “Os pacientes eram vizinhos da escola”, esclarece Alba.

O projeto escolar ultrapassou o conhecimento sobre a doença e formas de contágio, foi às ruas e os alunos produziram cartazes, folders orientativos, e até fantasias do mosquito Aedes aegypti em tamanho humano, utilizados para despertar a atenção dos moradores. As ações foram orientadas por enfermeiros e profissionais da saúde municipal de Nova Xavantina.

Para as famílias que receberam a visita dos alunos, como a moradora Ruth Batista, a vistoria feita pelos estudantes é considerada positiva. “Estamos aprendendo junto com eles”, diz. Conforme ela, foi orientada a trocar diariamente a águas dos cachorros, pois a vasilha com água parada poderá ser um criadouro de mosquistos.

As práticas orientadas pelos estudantes são as mesmas difundidas pelos agentes de saúde municipais junto à comunidade. O projeto escolar se tornou um instrumento de apoio para o combate a dengue e será de grande eficiência para contribuir com a redução dos índices nacionais da doença, que registra aumento de casos de 90%, entre janeiro a outubro de 2010, se comparado ao mesmo período em 2009. Ao todo o Brasil registrou 936.260, no período, segundo informações do Programa Nacional de Combate a Dengue.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet