Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sabesp apresenta pacotes de Soluções Ambientais à Sanecap

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, apresentará amanhã (22), às 8h30, à Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), de Cuiabá, Mato Grosso, o pacote de produtos e serviços desenvolvido pela empresa, intitulado Sabesp Soluções Ambientais. O encontro acontecerá no gabinete do prefeito Wilson Santos. O objetivo é intensificar as negociações para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as duas companhias.


Para a Sabesp, esses acordos refletem a necessidade cada vez maior do intercâmbio de tecnologias e práticas entre as empresas de saneamento, com o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços e, com isso, atingir a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos para a população.

Em fevereiro, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e representantes da Sanecap já haviam visitado a Sabesp para conhecer a estrutura da empresa. Principal companhia de saneamento da América Latina e a quinta maior do mundo, a Sabesp também vê nesses acordos a oportunidade de prestar seu serviço fora do estado de São Paulo. O termo de cooperação técnica com a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), por exemplo, resultou na transferência de tecnologia e o licenciamento de um software para a automação dos sistemas produtores de água tratada de dois municípios capixabas.

Amparada pelas leis estaduais nº’s 12.292/2006 e 1.025/2007, que possibilitaram que a empresa ampliasse sua atuação, a Sabesp está desenvolvendo um plano consistente de expansão nos mercados nacional e internacional. Para tanto, duas novas áreas foram recentemente criadas, a de Novos Negócios e a de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

A primeira tem como foco identificar novos mercados e demandas a serem explorados. Já a segunda terá como objetivo buscar novas tecnologias para que a concessionário paulista se torne referência de inovação no setor. Um convênio, aliás, foi recentemente firmado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o apoio a projetos de pesquisas científicas e tecnológicas corporativos.

Além da Cesan, a Sabesp também possui termos de cooperação técnica com as concessionárias da Paraíba (Cagepa), Rio Grande do Sul (Corsan), Alagoas (Casal) e de Santa Cararina (Casan). No início do ano, a empresa fechou seu primeiro acordo internacional com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AYA), da Costa Rica, que tem interesse nos métodos da empresa em relação a perdas d’água.

Na visita à Sanecap, Gesner Oliveira estará acompanhado do superintendente de Novos Negócios, Nilton Seuaciuc, e do assessor jurídico Fernando Marcato .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet