Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

controle total

Sociedade tem papel crucial no debate da segurança

Mais uma etapa da Conferência de Segurança Pública foi aberta nesta sexta-feira (22.05) no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Evento realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio do Ministério da Justiça, a Conferência Estadual de Segurança Pública já atendeu cinco municípios do interior do Estado (Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra e Barra do Garças), além de várias conferências livres em Cuiabá e Várzea Grande. Até o final deste mês serão realizados mais cinco encontros que antecedem a etapa Estadual da Conseg, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho, na capital.


Coordenador da Conferência em Mato Grosso, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Antônio Moraes, destacou a satisfação da coordenação com a participação da população nas etapas municipais. "Em Cuiabá não é novidade a comunidade discutir segurança pública. E é muito importante que essa mobilização do poder público com sociedade e outros segmentos continue após o término das etapas da Conferência", disse.

Cabe a nós discutir a responsabilidade da segurança pública. Queremos que a sociedade apresente um novo modelo de segurança para o Estado”, falou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.

Assim como o secretário Alexandre Bustamante, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, acredita que a população precisa expor novas experiências e construir novas políticas públicas para segurança. "A prefeitura quer colaborar, quer participar desse debate que traz tanta preocupação para a população cuiabana, podemos construir a partir dessa conferência um plano municipal de segurança pública", enfatizou.

Durante a abertura da etapa municipal de Cuiabá, o coordenador nacional da mobilização da 1ª Conseg, Guilherme Leonardi, apresentou aos presentes o texto base da Conferência, explicando os debates que deverão ser feitos em cada um dos sete eixos temáticos. "Estamos diante de um debate supra partidário, que necessita de integração transversal e de forma conjunta. Temos aqui hoje uma demonstração de que isso é possível e pode ser feito. É a partir desse encontro de diferentes visões que sairá um resultado positivo para a segurança pública do nosso país", observou.

Segundo Leonardi, a segurança era o único segmento público que ainda não tinha um mecanismo de debate em nível nacional. "Cada um tem seu papel na segurança pública e é fundamental que a sociedade estimule essa discussão. Precisamos nos envolver nesse debate, diálogo que vai promover a construção de um novo paradigma, uma nova visão da segurança pública, participativa e democrática", completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet