Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Educação

Simpósio contribui para popularizar geotecnologias

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Embrapa Informática Agropecuária e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão coordenando a realização do 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - Geopantanal. O evento técnico-científico tem início esta semana, de 16 a 20 de outubro, em Cáceres.


O objetivo é promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, incluindo a região do entorno situada também na Bolívia e no Paraguai, delimitadas pela bacia do alto rio Paraguai.

Estão entre os temas de interesse a avaliação e a aplicação de dados de sistemas sensores e geotecnologias em estudos do bioma Pantanal e sua bacia hidrográfica, como agropecuária, aplicações computacionais, cartografia e bancos de dados geográficos, educação ambiental, recursos hídricos, zoneamento e planejamento ambiental, entre outros.

Durante a programação, serão promovidas mesas-redondas para discutir desafios e perspectivas do desenvolvimento da região e os impactos das mudanças ambientais na bacia do Alto Paraguai e para debater o monitoramento, a regularização e o licenciamento ambiental na bacia do Pantanal.

O 3º GeoPantanal promoverá, ainda, palestras com especialistas do Brasil e do exterior, além de cursos, sessões técnicas e exposições de painéis. Também vai possibilitar a divulgação de trabalhos científicos e metodológicos realizados na área geotecnológica, desenvolvidos em locais semelhantes ao Pantanal.

O simpósio é voltado, especialmente, a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação. As inscrições podem ser realizadas no local do evento.

Mais informações em: www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet