Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Educação

Mato Grosso amplia quantidade de Salas de Recursos Multifuncionais

As escolas de Mato Grosso estão recebendo 231 Salas de Recursos Multifuncionais do Ministério da Educação (MEC). Destas, 63 foram recebidas há cerca de dois meses e as outras 167 devem ser entregues em dezembro ou janeiro de 2010. Estas salas se juntam a outras 94 que o Estado já havia recebido em 2008.


As Salas de Recursos Multifuncionais apresentam um conjunto de materiais didático-pedagógicos, mobiliário e softwares que visam diminuir as barreiras do aprendizado de alunos portadores de necessidades especiais.

Conforme a técnica da Gerência de Educação Especial, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Telma Abadia Fernandes, as salas que estão sendo enviadas agora às escolas são do tipo 1. Estas possuem equipamentos adequados para o atendimento de alunos com deficiências diversas. As salas do tipo 2 são específicas para portadores de deficiência visual.

As salas do tipo 1 apresentam 29 diferentes itens de equipamentos. Dentre estes, dois computadores com softwares para comunicação alternativa e brinquedos educativos, como um jogo de dominó com figuras de animais em língua de sinais. As peças deste jogo possuem textura, o que permite sua identificação pelo tato. As salas são um recurso adicional. Nestas, os alunos podem ser atendidos no contraturno, reforçando o aprendizado nas aulas regulares, conforme as especificidades de cada estudante.

De acordo com o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, das escolas beneficiadas até o momento, três são estaduais e o restante da Rede Estadual. As escolas foram pré-selecionadas pelo MEC e, para serem atendidas, devem institui a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). É necessário ainda que a escola tenha um professor responsável pela sala e treinado para o uso dos equipamentos.

Até dezembro a Secretaria de Educação Especial do MEC espera distribuir 10 mil salas deste tipo para unidades escolares da Rede Pública de todo o país. De 2005 a 2008, o ministério distribuiu 5.551 Salas de Recursos Multifuncionais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet