Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Função de Obama é ser um "professor do mundo", diz Simon Schama

O historiador britânico Simon Schama afirmou, durante a sabatina que a Folha promove na tarde desta segunda-feira (6), que o perfil de Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, difere do perfil predominante entre os presidentes eleitos pelos norte-americanos. 'Obama é muito acadêmico e dificilmente pessoas assim são eleitas. A função dele é ser um professor do mundo', disse Schama.


No evento, o historiador responde perguntas de Sylvia Colombo, editora da Ilustrada, Rodrigo Rötzsch, editor de Mundo, Claudia Antunes e Rafael Cariello, repórteres da Folha, e da plateia presente no auditório do Teatro Folha.

Durante a conversa, Schama ainda comentou o fato de a campanha e a eleição de Obama serem consideradas fatos históricos. 'Obama entrou na campanha [presidencial] porque achou que aquele fosse um grande momento histórico. Para ele, aquele seria um momento de mostrar como os EUA tinham chegado à situação em que estavam.'

Crise


Ao falar sobre a atuação de Barack Obama agora como presidente dos EUA, Schama afirma que as crises econômicas que os EUA já enfrentaram não podem servir de modelo sobre como lidar com a crise atual. 'A história não se repete. Não estamos vivendo como naqueles tempos da Depressão. Não podemos pegar uma solução de 1933 e achar que ela vai funcionar.'

Para o historiador, Obama agora precisa decidir se quer ser 'um engenheiro de construção com uma postura de confronto ou se ele quer pegar aquele carro amassado e consertá-lo'.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet